Menu

Adilson Macabu, ao criticar falta de isonomia entre Defensoria Pública e MPE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O que pode um defensor público do Acre comemorar, a não ser o fato de exercer a importante missão de advogado do pobre? Sem sede própria, condições escassas de trabalho, baixa remuneração para uma função importante, a categoria no Acre vive uma crise que é traduzida no desabafo do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Adilson Macabu, feita ao ac24horas, durante sua vinda ao Acre: “Não é possível que o poder público valorize mais aquele que acusa do que aquele que defende”, refere-se o ministro à diferença de tratamento do estado com a Defensoria Pública em relação ao MPE.

Em polos distintos, porém integrantes da mesma pirâmide da justiça, defensor e promotor cumprem papéis igualmente importantes. Entretanto, o tratamento dispensado pelo governo do estado ao MPE é vip se comparado a Defensoria.

Anúncio

Enquanto os promotores do Acre possuem sede própria, os defensores trabalham em um prédio alugado, com poucas condições de serviços. Quando o assunto é salário a diferença é ainda mais gritante. Um defensor recebe salarial inicial de R$ 9.600,00, enquanto que um promotor de justiça em inicio de carreira recebe R$ 14.766,00.

Para o Ministro do STJ, a disparidade fere o principio da Emenda Constitucional nº 45/04 que concedeu à Defensoria Pública autonomia funcional, administrativa e financeira (iniciativa de elaboração de sua proposta orçamentária, prevendo a sua gestão financeira anual).

“Quando eu fui Defensor-chefe no Rio de Janeiro cobrei muito essa isonomia. A Emenda 45 estabelece esse mesmo tipo de remuneração, que tá prevista também na Constituição. Todos os países do mundo que tentaram galgar um processo de liberdade dos direitos humanos e do reconhecimento foram à luta. A Defensoria está acostumada a lutar em favor do cumprimento das leis, do estado democrático de direito. É uma luta incessante”, conclui.

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.