A delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC que participará do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica será a maior delegação institucional, no total de 100 pessoas, entre professores, técnicos, alunos e colaboradores. O evento, que começa nesta segunda-feira, 28 de maio e termina dia 1º de junho, reunirá instituições de ensino profissional e tecnológico de todo mundo para discussões na área.
O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica acontecerá no Centro de Convenções Centro Sul em Florianópolis-SC, terá como tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”. Durante os cinco dias do fórum, o IFAC apresentará pôsteres e relatos nas áreas de cultura, meio ambiente e sustentabilidade, além de apresentar relatos de dois projetos em andamento: o programa “Mulheres Mil” do Campus Xapuri, falando da transformação social proposta para 100 mulheres dos bairros Sibéria e Bolívia e o projeto “Sustentabilidade na Amazônia: a trajetória dos Povos da Floresta”, que visa resgatar a memória dos movimentos sociais em defesa da biodiversidade e projetos multidisciplinares e multicampi de Sustentabilidade nas regiões do Baixo Acre, Alto Acre, Purus e Juruá.
Alunos e servidores do Instituto apresentarão pôsteres temáticos que discutem projetos desenvolvidos nas áreas de saúde e segurança, sustentabilidade, apoio escolar, recursos naturais, políticas públicas e educação profissional e tecnológica. Ao todo, 19 projetos em andamento e que estão fase de coleta de dados, serão expostos por seus autores.
Também na programação artístico-cultural do Fórum Mundial o Estado do Acre será representado pelo Coral Popular do Campus Cruzeiro do Sul que fará uma apresentação de 1h30, Exposição Fotográfica e Teatro sobre a vida de Chico Mendes pelos alunos do IFAC/Campus Xapuri, e Painel de gravuras do professor Ueliton Santana do IFAC/Campus Sena Madureira.
Estão sendo preparados três stands que estarão expondo os trabalhos realizados pelas alunas do programa “Mulheres Mil” do Campus Rio Branco, da Feira de Economia Solidária (participação das Secretarias de Estado de Turismo, Pequenos Negócios e Projeto Cazumbá/ICMBio) e um próprio do IFAC que, além de apresentar a instituição, mostrará, também, as belezas, produtos, e outros atrativos do Estado do Acre, com parceria do Governo do Estado.