Categories: Sem categoria

Marina Silva é a favor do veto de Dilma ao Código Florestal

Published by
Roberto Vaz

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva assina um artigo no jornal Folha de S. Paulo em defesa do veto integral do documento Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, 25, no dia em que a presidente Dilma Rousseff anuncia sua decisão em relação ao Projeto de Lei que altera o Código Florestal, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva assina um artigo no jornal Folha de S. Paulo em defesa do veto integral do documento. “Que (a presidente) tenha reaberto o debate para que tenhamos a chance de, numa espécie de segundo turno, aprofundar o debate e votar novamente, como a senhora tão bem o pode experimentar. Que seu veto tenha sido uma espécie de segundo turno em uma eleição cujo candidato é o futuro do Brasil e de nossas florestas”. Leia abaixo o artigo na íntegra.


“Escrevo sem informações sobre o alcance e a profundidade do veto da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal. Falível lugar de Prometeu, aquele que pensa antes. Sem os contornos do acontecido para fazer seu juízo, resta esforçar-se para não deixar escapar a esperança, com os muitos malefícios da caixa de Pandora, destinados a punir os humanos pela ousadia de imaginar serem capazes de criar aquilo em que acreditam.


Esperança na força do compromisso de quem se comprometeu com todo o povo brasileiro, em carta a mim dirigida: “Sobre o Código Florestal, expresso meu acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor. Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores”.


Esperança de que as muitas vozes ao redor, dizendo “sim” e “não”, enquanto aguardam a presidente apontar o rumo pelo qual andará o país nas próximas décadas, tenham lhe feito pensar na grandiosidade do sentido que só nasce depois, sina de Epimeteu, o irmão de Prometeu.


Que tenha brotado a força para propor e abrir o espaço da construção democrática, indo além de simplesmente dizer “não” aos piores trechos do texto que saiu do Congresso Nacional, chegando às raízes daquilo que o Brasil precisa: firmeza de quem, do privilegiado lugar em que está a presidente, vê o quadro todo e arca com a decisão de governar ousando.


Hoje, 25 de maio, a senhora já tomou sua decisão, presidente Dilma. Espero sinceramente que tenha resistido aos que pensam que, ao pintar de verde-amarelo a devastação das florestas, estão defendendo os interesses da agricultura e da sociedade brasileira.


Que tenha resistido aos apelos para desconsiderar os alertas da ciência e da maioria do povo brasileiro. Que tenha resistido também aos que pregam o retorno aos termos do projeto do Senado, pois isto seria apenas um triste remendo, e não uma solução.


Que tenha se convencido de que o Brasil quer ouvir uma voz mais nítida que a dos “estadistas”: a voz de um ser humano no meio de um planeta convulsionado e necessitado de paz. A voz que não pensa apenas nos votos da próxima eleição ou nos negócios da próxima década. A voz do grande tempo.


E que tenha reaberto o debate para que, repetindo o que já disse, tenhamos a chance de, numa espécie de segundo turno, aprofundar o debate e votar novamente, como a senhora tão bem o pode experimentar. Que seu veto tenha sido uma espécie de segundo turno em uma eleição cujo candidato é o futuro do Brasil e de nossas florestas. Leiamos o que nos traz hoje o “Diário Oficial”.”


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024