Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em nota, lideranças indígenas afirmam que ocupação à sede da FUNAI será mantida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Líderes das etnias Huni Kui, Jaminawa, Manchineri, Apolima Arara, Nawa e Ashaninka emitiram, nesta quinta-feira (24), uma nota de esclarecimento sobre a ocupação à sede FUNAI em Rio Branco. No documento, os índios pedem que a sociedade seja solidária à causa.


“Uma delegação nossa foi em Brasília, onde denunciamos as violações dos nossos direitos, no que se refere à invasões das nossas terras, e os descasos de saúde e educação em nossas aldeias. Solicitamos providências da Funai, mas até agora não houve nenhum encaminhamento para resolver nossos problemas”, afirmam.


Os indígenas dizem ainda que, ao invés de proteger e defender os direitos dos povos indígenas, a Funai estaria fazendo ameaças e os funcionários teriam abandonado o prédio, alegando terem sido impedidos de trabalhar por causa da manifestação. “Não vamos voltar para nossas comunidades sem garantias. Ocupamos a sede da FUNAI, porque queremos que ela cumpre com seu principal objetivo: “Exercer, em nome da União a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas”. Entretanto, atualmente a Funai está fazendo o contrário, nos ameaçando e privando dos nossos direitos. Os funcionários da instituição abandonaram o prédio, alegando que os impedimos de trabalhar. Agora querem nos retirar com força policial. Recebemos das mãos de um oficial de justiça um mandado de citação e intimação para desocupação do prédio. Se não podemos ficar na Funai onde ficaremos então?

Anúncio


O movimento alega que a ocupação não visa cargos públicos, mas a imediata retomada dos processos de demarcação de nossas terras tradicionais por parte do Governo Federal, melhorias na saúde indígena e na educação.


Cerca de 100 índios que estão acampados na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco, desde o último dia 15. A Justiça Federal determinou a desocupação.


Da redação ac24horas
Com informações de www.lindomarpadilha.blogspot.com


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido