Segundo a Coordenação do Programa de Imunização 80% do público alvo da campanha contra a gripe H1N1 já recebeu uma dose da vacina. O percentual atinge a meta estipulado pelo Ministério da Saúde. No entanto, a campanha será intensificada porque o número de grávidas imunizadas ainda é pequeno.
De acordo com a coordenadora, Janaína Medeiros, uma estratégia que está sendo utilizada é o deslocamento de equipes de vacinadores para atender de casa em casa. Os postos de saúde também estão atendendo normalmente com vacinação. “A gente solicita as gestantes que elas possam procurar um posto de saúde e tenham consciência de que estão protegendo também o bebê”, lembra.
Além das mulheres grávidas, a campanha visa imunizar idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 2 anos, além de profissionais de saúde. As famílias que tem idosos em casa com dificuldade de locomoção podem comunicar a um agente de saúde, ou nos postos para que uma das equipes possa realizar o atendimento.
A campanha de vacinação foi realizada depois que foram registrados casos suspeitos de gripe suína. A vacina leva em média quatorze dias para produzir a imunidade.
Da redação ac24horas
Com informações de Juruáonline