Categories: Acre

Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta

Published by
Roberto Vaz

A Lei de Acesso à Informação entra em vigor hoje (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público será obrigado a ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.


No Acre, a lei causa polêmica por causa da morosidade do legislativo que nas últimas semanas vem tendo um confronto direto com o Procurador Ministério Público Especial, João Izidoro, que solicitou dados sobre os gastos da casa. A Aleac alega que o Izidoro não tem legitimidade para ter esses dados.


Na última terça-feira, 16, o Presidente da Mesa Diretora da Assembleia, Elson Santiago (PP), fez duras criticas ao Procurador e garantiu que não existem irregularidades nas contas do legislativo.


“Nós não vamos deixar ninguém desmoralizar o nosso legislativo. Nossa casa merece respeito. E não vamos aceitar qualquer dúvida que alguém possa ter sobre nossas contas. Vocês podem ter certeza que não temos irregularidades”, destacou o parlamentar.


Ainda no discurso, o Presidente da Mesa Diretora afirmou que ainda esta semana o Portal da Transparência da Assembléia será lançado “para mostrar que não temos rabo preso com ninguém”, enfatizou.


A Lei no país


O Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra “i” em verde.


Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.


Um dos entraves para a operacionalização das novas regras de acesso à informação é a regulamentação da lei, que ainda não foi concluída. De acordo com o ministro da CGU Jorge Hage, a regulamentação faz falta para a orientação que o órgão deve dar aos ministérios. Segundo ele, a CGU, que é responsável pela implementação da lei, recebe perguntas que dependem da regulamentação para serem respondidas.


A nova lei também dá fim ao sigilo eterno de documentos oficiais. Pela nova regra, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, 15 anos para os secretos e cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter o prazo de sigilo renovado apenas uma vez.


O servidor público que se recusar a fornecer informação requerida, a fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente.


Da Redação ac24horas.com
Com informações da Agência Brasil


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Inscrições no programa CNH Social encerram amanhã (21) no Acre

Encerra amanhã, terça-feira, 21, o prazo para quem pretende participar do Programa Social de Formação,…

20/05/2024

Lei estabelece mais um feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra

O Brasil ganhou um novo feriado nacional. Trata-se do Dia da Consciência Negra. O decreto…

20/05/2024

Locais de prova do concurso da Sefaz poderão ser acessados na sexta (24)

Os locais de aplicação das provas objetivas para todos os cargos do concurso da Receita…

20/05/2024

Família de idoso que recebeu doações para custear passagens agradece após cirurgia

Em fevereiro, a família do idoso Valdemir Alves de Souza, 63 anos, estava desesperada. É…

20/05/2024

Clima ameno deve permanecer com nova friagem ainda em maio

A onda de frio polar que atingiu Rio Branco nesse domingo, 19, poderá permanecer durante…

20/05/2024

Festa de Dia das Mães vira caso de justiça e tem sorteio de brindes suspenso no Juruá

Uma festa pelo Dia das mães, realizada em Cruzeiro do Sul nesse domingo, 19, foi…

20/05/2024