Categories: Acre

Eliana Calmon é condecorada com o grau Grã-Cruz da Ordem da Estrela do Acre

Published by
Roberto Vaz

A ministra Eliana Calmon e o Acre têm em comum a determinação em lutar pelo que acreditam, coragem para enfrentar os obstáculos e não se render diante das dificuldades. Assim como o Acre, que lutou para ser brasileiro, que lutou para ser Estado e defendeu seus ideais com nobreza, constância e valor, Calmon também defende seus ideais com unhas e dentes, sem recuar, sem cair, sem temer.


A história da ministra e do Acre se cruzou no passado por algumas vezes e na noite de segunda-feira, 14, o governador Tião Viana a recebeu no Palácio Rio Branco, ao lado da primeira-dama, Marlúcia Cândida, para condecorá-la com a mais alta honraria acreana, a Ordem da Estrela do Acre, em seu mais alto grau: o Grã-Cruz.


A magistrada, que é ministra o Supremo Tribunal Federal desde 1999 e em 2010 assumiu a função de corregedora nacional de Justiça, veio ao Acre a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e palestrou para uma plateia que não a ouviu sem disfarçar os olhos de admiração. Aplaudida de pé por magistrados, estudantes e autoridades do Executivo, todos fizeram questão de demonstrar o orgulho que ela fizera brotar nos corações que a ouviram e, através deste gesto dizer: nós estamos juntos em busca desta justiça social que ela tanto persegue.



A Ordem da Estrela o Acre é concedida a personalidades que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Ordem da Estrela o Acre é  concedida a personalidades, que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos.


“A Ordem é a tradução de um sentimento que o povo acreano tem de reconhecer as pessoas que contribuíram para tornar o Brasil e o Acre melhor. O Acre, assim como a ministra, têm as características de força, audácia e de buscar os sonhos que nascem impulsionados por um propósito”, disse a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, chanceler da Ordem da Estrela o Acre.


E não foi à toa que o governador Tião Viana concedeu a honraria à ministra: “Não se trata de mais uma visita ilustre, mas de um patrimônio institucional e ético do Brasil, pela coragem e determinação em defender suas convicções. A ministra Eliana Calmon não é uma desconhecida da vida institucional do Acre”, disse.


Segundo o governador Tião Viana, Calmon surge na vida institucional acreana quando acompanha e defende a questão da obra do Canal da Maternidade, orçada em 110 milhões de dólares, que, mais tarde foi executada com R$ 40 milhões. “Outro momento forte foi o parecer a favor do Ministério Público Estadual no caso do Banacre, defendendo o interesse público”, acrescentou.



Eliana Calmon veio ao Acre a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em seu currículo Eliana Calmon traz uma série de homenagens, reconhecimentos e medalhas. Em seu discurso após receber a honraria acreana, a ministra disse que “é muito importante a outorga de medalhas. Existem medalhas e medalhas. Algumas que oferecemos para amigos, para pessoas que marcam a história. Quero dizer aos senhores que para mim essa medalha tem muito significado”. Para explicar o porquê da importância de receber a Ordem da Estrela do Acre, ela voltou ao passado e lembrou de um dia, no Senado, em 1999, quando, pela primeira vez, ficou “tête-à-tête” com o governador Tião Viana, que na época era senador, e ele discordou das ideias que ela defendia.


“Um tempo depois eu o recebi em meu gabinete de ministra e ele fez um mea culpa e a partir dali começamos uma relação sem troca de favores. Hoje eu tenho absoluta tranquilidade ao receber essa medalha e quero dizer que isso não é porque eu sou ‘amiguinha’ do governador. É fruto de um respeito que ele construiu por mim ao longo dos anos. O meu trabalho foi o grande artífice para que eu conseguisse essa honraria. Não estou usando mais uma faixa ou recebendo mais uma homenagem. Estou feliz por receber uma homenagem autentica”, disse a ministra.


Tatiana Campos, da Agência de Notícias do Acre


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024