Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eliana Calmon é condecorada com o grau Grã-Cruz da Ordem da Estrela do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra Eliana Calmon e o Acre têm em comum a determinação em lutar pelo que acreditam, coragem para enfrentar os obstáculos e não se render diante das dificuldades. Assim como o Acre, que lutou para ser brasileiro, que lutou para ser Estado e defendeu seus ideais com nobreza, constância e valor, Calmon também defende seus ideais com unhas e dentes, sem recuar, sem cair, sem temer.


A história da ministra e do Acre se cruzou no passado por algumas vezes e na noite de segunda-feira, 14, o governador Tião Viana a recebeu no Palácio Rio Branco, ao lado da primeira-dama, Marlúcia Cândida, para condecorá-la com a mais alta honraria acreana, a Ordem da Estrela do Acre, em seu mais alto grau: o Grã-Cruz.

Anúncios


A magistrada, que é ministra o Supremo Tribunal Federal desde 1999 e em 2010 assumiu a função de corregedora nacional de Justiça, veio ao Acre a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e palestrou para uma plateia que não a ouviu sem disfarçar os olhos de admiração. Aplaudida de pé por magistrados, estudantes e autoridades do Executivo, todos fizeram questão de demonstrar o orgulho que ela fizera brotar nos corações que a ouviram e, através deste gesto dizer: nós estamos juntos em busca desta justiça social que ela tanto persegue.


 A Ordem da Estrela o Acre é concedida a personalidades, que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


A Ordem da Estrela o Acre é concedida a personalidades que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Ordem da Estrela o Acre é  concedida a personalidades, que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos.


“A Ordem é a tradução de um sentimento que o povo acreano tem de reconhecer as pessoas que contribuíram para tornar o Brasil e o Acre melhor. O Acre, assim como a ministra, têm as características de força, audácia e de buscar os sonhos que nascem impulsionados por um propósito”, disse a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, chanceler da Ordem da Estrela o Acre.


E não foi à toa que o governador Tião Viana concedeu a honraria à ministra: “Não se trata de mais uma visita ilustre, mas de um patrimônio institucional e ético do Brasil, pela coragem e determinação em defender suas convicções. A ministra Eliana Calmon não é uma desconhecida da vida institucional do Acre”, disse.


Segundo o governador Tião Viana, Calmon surge na vida institucional acreana quando acompanha e defende a questão da obra do Canal da Maternidade, orçada em 110 milhões de dólares, que, mais tarde foi executada com R$ 40 milhões. “Outro momento forte foi o parecer a favor do Ministério Público Estadual no caso do Banacre, defendendo o interesse público”, acrescentou.


Eliana Calmon veio ao Acre a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (Foto: Gleilson Miranda/secom)


Eliana Calmon veio ao Acre a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em seu currículo Eliana Calmon traz uma série de homenagens, reconhecimentos e medalhas. Em seu discurso após receber a honraria acreana, a ministra disse que “é muito importante a outorga de medalhas. Existem medalhas e medalhas. Algumas que oferecemos para amigos, para pessoas que marcam a história. Quero dizer aos senhores que para mim essa medalha tem muito significado”. Para explicar o porquê da importância de receber a Ordem da Estrela do Acre, ela voltou ao passado e lembrou de um dia, no Senado, em 1999, quando, pela primeira vez, ficou “tête-à-tête” com o governador Tião Viana, que na época era senador, e ele discordou das ideias que ela defendia.


“Um tempo depois eu o recebi em meu gabinete de ministra e ele fez um mea culpa e a partir dali começamos uma relação sem troca de favores. Hoje eu tenho absoluta tranquilidade ao receber essa medalha e quero dizer que isso não é porque eu sou ‘amiguinha’ do governador. É fruto de um respeito que ele construiu por mim ao longo dos anos. O meu trabalho foi o grande artífice para que eu conseguisse essa honraria. Não estou usando mais uma faixa ou recebendo mais uma homenagem. Estou feliz por receber uma homenagem autentica”, disse a ministra.


Tatiana Campos, da Agência de Notícias do Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido