Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jovens da Baixada da Sobral iniciam movimento cineclubista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

André Gonzaga, da Assessoria FEM


O que é cineclubismo? Com essa simples pergunta, um grupo de quinze jovens debateu a criação de um cineclube que terá o Teatro Barracão como sede, na Baixada da Sobral. O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira, 14, e contou ainda com uma aula ministrada pelo cinegrafista Tonivan sobre a utilização correta dos equipamentos de exibição.

Anúncios


Do grupo, várias respostas surgiram e levaram a reflexões que reforçam o papel do cinema como um elemento transformador. E foi assim que, de conversa em conversa, chegou a hora do batismo. O Cine Baixada terá sua abertura no dia 4 de junho, às 19 horas, com o filme “As melhores coisas do mundo”, de Lais Bodanski. Título que foi escolhido pelos próprios jovens.


Para iniciar o processo, eles procuraram pessoas ligadas ao movimento audiovisual e, assim, saber exatamente o que era necessário e como fazer. Daí surgiu o primeiro encontro com membros da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre (ABDeC/AC). Um momento de sensibilização que resultou em parceria.


“O mérito é totalmente deles. A nossa função aqui é assessorar e fazer um trabalho de inclusão. Vejo que, com toda certeza, temos um novo cineclube em boas mãos, com pessoas que correram atrás e que tem a consciência de somar com a região em que vivem”, comenta Rose Farias da ABDeC/AC.


“O Cine Baixada é importante para divulgar, na comunidade, a produção audiovisual do Acre e do restante do país. Uma maneira de democratizar, dando acesso ao cinema a quem não tinha, esquecer um pouco o estrangeirismo e fazer o Brasil realmente se olhar”, ressalta Ney Ricardo, que também faz parte da ABDeC/AC. O projeto faz parte do Cine Comunidade, um dos eixos do programa Cultura e Comunidade, desenvolvido pela Fundação Elias Mansour (FEM).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido