Menu

Pesquisar
Close this search box.

PMDB engrossa o caldo e segue rachando unidade proposta por Petecão e Márcio Bittar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Embora persiga a aliança com os peemedebistas para fechar uma ampla coligação no interior do Estado, o lançamento neste final de semana das candidaturas de Tião da Emater [em Senador Guiomard], Vereadora Jamislene [em Plácido de Castro] e do Cel. Deodato da França [em Tarauzcá] coloca mais evidências numa clara “divisão” na chamada Unidade proposta pelo senador Sérgio Petecão [PSD], o deputado federal Marcio Bittar [PSDB], a deputada federal Antônia Lúcia [PSC] e o deputado federal Gladson Cameli [PP].


Os pontos de disputas estão em toda parte. Em Cruzeiro do Sul, as declarações do atual prefeito Wagner Sales [PMDB] com relação à indicação do vice de sua chapa majoritária é um dos ingredientes que vem incentivando a dispersão. PPS e PP já ensaiaram a ofensiva e ameaçam lançar uma aliança de dez partidos contra Wagner Sales.

Anúncios


Do Juruá para o baixo Acre, a candidatura de Tião da Emater tem uma pitada a mais na farinhada. Com a chancela do presidente da executiva municipal do PMDB, deputado Chagas Romão, o nome de Tião não deve ser retirado do tabuleiro. Uma crise foi gerada entre Romão e o deputado federal Marcio Bittar em reunião na sede do PMDB. No ninho azul Romão quer ouvir falar em muitas coisas, menos na proposta de puxar o tapete de Tião em Senador Guiomard. Ele ameaçou sair do projeto caso Flaviano optasse pela proposta feita por Marcio Bittar que apoia uma aliança com o atual prefeito James Gomes [PSDB].


A crise agudou com a discursão entre Márcio Bittar e o ex-deputado Mazinho Serafim, de Sena Madureira. O Iaco é outra sede que os peemedebistas não abrem mão de concorrer como cabeça de chapa. A atual deputada Toinha Vieira, do PSDB é a pré-candidata tucana.


Fritado em seu próprio ninho por querer retirar as candidaturas dos tucanos Emerson Leão [em Brasileia] e Paulo Ximendes [em Tarauacá], o enfrentamento peemedebista tem deixado o deputado federal Marcio Bittar cabisbaixo. Ele tem confidenciado a assessores próximos seu descontentamento com os rumos que o projeto vem tomando.


Ainda no Baixo Acre, os partidos têm dificuldades na definição de candidaturas em Xapuri, Bujari, Acrelândia e Manoel Urbano. Nesses municípios, a deputada federal Antônia Lúcia também vem colocando o seu dedo e buscando o fortalecimento do PSC, PRTB e PTC. Em Acrelândia, DEM, PSD e PP brigam pela indicação da cabeça de chapa.


Neste final de semana, as principais lideranças da unidade não se reuniram. Enquanto Marcio Bittar participou do lançamento da pré-candidatura do empresário Gedeon, em Plácido de Castro, na sexta-feira (12), Flaviano Melo e Chagas Romão lançavam pré-candidaturas em Senador Guiomard, Plácido de Castro e Tarauacá.


Uma pesquisa encomendada pelas lideranças começa a circular nos vinte e dois municípios esta semana. Ela é a próxima etapa dos trabalhos do grupo e servirá como base para uma próxima rodada de negociações entre os partidos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido