Conecte-se agora

Antônia Lúcia quer consolidar implantação da Justiça Terapêutica no Acre

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

Eleita 2ª vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Pública sobre Drogas, na Câmara Federal, nesta semana, a deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC), que dedica parte de sua atuação parlamentar ao combate da dependência química, comemora a consolidação da Justiça Terapêutica no Acre.

A parlamentar que idealizou a I Marcha contra o Crack e outras Drogas e o I Seminário sobre Justiça Terapêutica do Acre, que fez a abordagem do problema de forma didática e objetiva, vem se dedicando a implantação do Núcleo de Justiça Terapêutica para acompanhar e ajudar na recuperação de usuários de drogas.

A medida defendida por Antônia Lúcia foi anunciada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPE-AC), que implantará em Rio Branco, o primeiro Núcleo de Justiça Terapêutica. Os operadores do direito começam a substituía a punição de dependentes químicos pela recuperação, prevenção e reinserção na sociedade.

“A postura do MPE, em favor da Justiça Terapêutica, é a manifestação eloquente de que a entidade afastou-se do lema da política americana de guerra às drogas, que superlotou os presídios brasileiros, para a visão mais moderna de perseguir a doença e não o doente, criando novos paradigmas no Acre”, enfatiza Antônia Lúcia.

A parlamentar agendou uma visita ao procurador de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque, líder da Coordenadoria Criminal do MP. Na pauta do encontro, a realização de um evento amplo, para discutir a adesão a Justiça Terapêutica, com as principais instituições ligadas a questão, no âmbito estadual e nacional.

“Vamos promover um debater com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, o Conselho Penitenciário Estadual, Poder Judiciário do Estado  e a Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas da Câmara Federal, para consolidarmos a Justiça Terapêutica como forma de resolver o problema de superlotação dos presídios do estado”, diz Antônia Lúcia.

A questão de que os dependentes químicos não sejam tratadas como criminosos, pode ser o diferencial na redução da criminalidade, garante a deputada. “Quando um dependente químico é penalizado e enviado a um presídio, a probabilidade de ele se transformar em um criminoso perigoso é bem maior. Vamos tirar pessoas doentes de uma escola do crime”, finaliza a parlamentar.

 

Acre

Lula lamenta vandalismo com estátua de Chico Mendes em Rio Branco

Publicado

em

Neste domingo, 3, o ex-presidente Lula publicou em suas redes sociais uma mensagem lamentando a ação criminosa que depredou a estátua do líder seringueiro, Chico Mendes.

Segundo o pré-candidato a presidência, já tentaram matar as ideias do ambientalista e agora buscam apagar suas memórias.

“Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias. Os que vandalizaram sua estátua em Rio Branco também tentam apagar sua memória, mas também não terão sucesso”, apontou.

Continuar lendo

Acre

Acre registra 162 novos casos de Covid-19 neste domingo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 162 novos casos de coronavírus neste domingo, 3, de julho. O número de infectados é de 127. 066 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 332.831 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.740 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

Pelo menos 123.159 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Nenhum óbito foi notificado neste domingo, 3, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.004 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

Mais de 11 mil pessoas assistem shows de Araketu, Margareth Menezes e os Cobras Dance no Carnavale

Publicado

em

Em comemoração aos 112 anos de Brasileia, a segunda noite do Carnavale 2022, foi repleta de atrações como Araketu, Os Cobras Dance, Margareth Menezes e Álamo Kário.

Segundo a prefeitura do município, mais de 11 mil foliões participaram da festividade, vindo de várias cidades do Estado, além da Bolívia e Rondônia.

Com uma grande estrutura montada na praça Hugo Polli, com palco, iluminação, estandes personalizados para a venda de bebidas e comida e forte esquema de segurança, o evento encerra neste domingo, 3.

A festa começa às 16h, com o tradicional desfile do bloco “as rolinhas do coronel”, e vai ser comandada por artistas locais, bandas e djs.

Continuar lendo

Acre

Após morte de enfermeira, Piracema Park suspende atividades até apuração das autoridades

Publicado

em

Neste domingo, 3, o Piracema Park Club emitiu uma nota de pesar lamentando a morte da enfermeira Yasmili de Paiva Araújo, de 23 anos, que caiu da escadaria de uma tirolesa no local, no sábado, 2.

Segundo consta no comunicado, o corpo de bombeiros presente no momento do acidente, realizou imediato atendimento e transportou a vítima, mas não conseguiu evitar o “infortúnio”.

“O Piracema Park Club franqueou todo apoio, suporte e atenção a família da jovem, e após o acidente, encerrou as atividades da atração”, informa.

A tirolesa só voltará a operar após os serviços de apurações das autoridades quanto as causas da morte.

“Em respeito à família e amigos de Yasmili de Paiva Araújo, Piracema Park Club lança a presente nota de pesar e esclarecimento, reiterando seu compromisso prioritário com a segurança e a integridade de seus visitantes”, conclui.

Veja aqui a nota completa!

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!