Menu

Com Perpétua, ministro Patriota, de Relações Exteriores, confirma visita ao Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores) comunicou pessoalmente à deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que irá ao Acre em missão oficial. O ministro aproveitará as comemorações pelo centenário de morte do Barão do Rio Branco, notabilizado pela defesa de interesses fronteiriços e outras lutas que deram origem à assinatura do Tratado de Petrópolis.

Perpétua Almeida recebeu Antônio Patriota (FOTO) na amanhã desta quinta-feira na Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, durante café da manhã. Numa conversa informal, o ministro confirmou à deputada a intenção de acompanhar a entrada de imigrantes haitianos pelo Acre, e disse que irá conhecer a ação solidária implementada pelo governo local e o intercâmbio comercial consolidado com o governo peruano.

Anúncio

A agenda da visita oficial do ministro será combinada entre as assessorias do Itamaraty, do Governo do Acre e a Comissão de Relações Exteriores, presidida por Perpétua. Segundo a deputada, há a possibilidade de o ministro estar presente em julho, durante o seminário trinacional de integração fronteiriça organizado pelo governo acreano.

Homenagem

Patriota informou à deputada que os 100 diplomatas formados este ano também decidiram homenagear a diplomata acreana Milena Oliveira de Medeiros, 35 anos, que faleceu em Brasília, em dezembro do ano passado, após contrair malária em uma viagem à África, a serviço do governo.

“Milena foi escolhida patrona da turma. Foi uma decisão feliz dos nossos novos diplomatas. Lembraremos como emoção este momento quando estivermos em Rio Branco”, disse o ministro. Para a deputada, o reconhecimento é justo, afinal “Milena exerceu suas funções com grande dedicação e sentido de dever”.

A deputada e o ministro também confirmaram que, durante a missão no Acre, o Itamaraty pedirá mais celeridade do Incra para o assentamento dos brasileiros que estariam sofrendo maus tratos em poder do exército boliviano.

Tropas militares brasileiras permanecem no município de Epitaciolândia para garantir a integridade das famílias, agricultores que, segundo cooperação assinada entre os dois países, só deveriam sair de suas propriedades em dezembro.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.