Menu

Senador Jorge Viana quer um novo modelo para avaliar desenvolvimento dos países

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu em Plenário nesta terça-feira um novo modelo a ser adotado no planeta para aferir o desenvolvimento das nações. Segundo o senador, um breve olhar sobre o mundo, o consumo e a produção revela que atual modelo, insustentável, ainda está no século passado. E esta deveria ser a questão central da Conferência Rio+20, a se realizar no Rio de Janeiro, em junho.


O senador explicou que a conferência vai tratar de desenvolvimento sustentável, combate à pobreza e economia verde. Mas propôs que se aproveite o encontro para discutir também a criação de um “sucessor” do Produto Interno Bruto (PIB) como principal índice econômico das nações.

Publicidade

– Enquanto o mundo tiver como guia essas três letrinhas PIB, Produto Interno Bruto, acho que ainda vamos estar no século passado, com atividades econômicas insustentáveis e também com um consumo insustentável – criticou.


Viana relatou que outro crítico ao PIB é o ganhador do Nobel de Economia de 1998, o indiano Amartya Sem, criador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em passagem pelo Brasil em abril deste ano, o economista defendeu ser preciso se adotar um mecanismo novo que possa referenciar todos os países, já que não teria sentido, em 2012, o mundo se guiar, exclusivamente, pela economia. Para o senador, uma boa proposta é a defendida pelo teólogo Leonardo Boff, de que um dos sucessores do PIB poderia ser, por exemplo, o Índice do Bem Viver (BV).


– É claro que temos de abrir esse debate, mas acho que, se a presidente Dilma chegar à Rio+20 e puser um novo desafio para o mundo, ela que representa um povo e um país que hoje cresce economicamente com inclusão social, apresentando o desafio de a Rio +20 encontrar um novo indicador que incorpore não só a variável econômica, mas que possa incorporar o social e o ambiental, nós já teríamos garantido um bom resultado para a Rio+20 – ponderou o senador.


O PIB foi criado na década de 30 por um russo naturalizado americano, Simon Kuznets, ganhador do Nobel de Economia em 1971. Criador do índice, o russo também foi um crítico de que a riqueza de uma nação pudesse ser um adequado medidor da qualidade de vida daquela nação.


Código Florestal


O senador Jorge Viana (PT-AC) disse que nos próximos 15 dias a presidente Dilma Rousseff deve decidir sobre a sanção ou veto ao projeto do Código Florestal. Sua expectativa, ressaltou, é de que a presidente vete a proposta final da Câmara e use a do Senado como base da nova lei. Para Viana, o projeto aprovado no Senado foi construído suprapartidariamente, a partir de um “consenso”.


– Mas, para que não fiquemos num país que tem uma responsabilidade enorme de seguir aumentando a produção de alimentos para nós e para o mundo, não deixemos os agricultores numa situação de insegurança jurídica, nós, certamente, temos a expectativa de que o veto e a posição da presidente virão acompanhados de um instrumento que possa dar a segurança jurídica, primeiro para a sociedade entender que o Brasil vai seguir sendo uma referência do ponto de vista da legislação, do cuidado ambiental, da proteção das florestas e das águas e, segundo, com igual importância que os produtores, agricultores, que os produtores, os agricultores possam também seguir sua vida – disse.


Agência Senado


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido