Conecte-se agora

Entregues pelo governo como “salvação” para ribeirinhos, ambulanchas apodrecem no porto de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Jairo Barbosa – jairobarbosa@ac24horas.com
Fotos: Jairo Barbosa

Em janeiro de 2009, o então governador do Acre Arnóbio Marques (Binho-PT), entregou á população do Vale do Juruá, quatro unidades de uma embarcação adaptada para o transporte e atendimento emergencial de ribeirinhos vitimas de acidentes e graves e outras situações de emergência, as ambulanchas.

As embarcações, construídas pela Marinha do Brasil,  foram repassadas ao municípios de Tarauacá, Jordão, Porto Valter e Mâncio Lima. Naquela ocasião, as ambulanchas dispunham de uma equipe com médico, enfermeiro e uma UTI para situações gravíssimas.

Para a população de duas cidades do Juruá o serviço não existe há mais de vinte meses. Duas ambulanchas entregues pelo governo estão apodrecendo no porto de Cruzeiro do Sul. Encostadas entre dois galpões do porto, as embarcações praticamente perderam a pintura, e no ano passado acabaram afundando no rio Juruá, onde ficavam ancoradas. Quando o nível das águas baixou, soldados do Corpo de Bombeiros retiraram as ambulanchas do fundo do rio e as removeram para o local onde hoje estão.

Os dois barcos ainda estão equipados com os potentes motores que diferenciavam essas lanchas das demais. Os equipamentos apresentaram problemas e nunca foram enviados para manutenção.

“Esses motores quebraram e as lanchas foram enviadas pra cá. Acho que cada um vale mais de vinte mil reais, mas o governo não manda consertar. Se eles não querem, podiam pelo menos doar pra alguém porque eles ainda prestam”, disse um funcionário do porto que pediu para não ter o nome publicado.

Depois que as ambulanchas quebraram o transporte de pacientes que necessitam de atendimento emergencial vem sendo feito em pequenas embarcações; nos casos gravíssimos, o socorro é feito de avião.

Em Mâncio Lima ambulancha também está quebrada

Na cidade que é porta de entrada para a Serra do Divisor, o atendimento emergencial para ribeirinhos também está comprometido. O motor da ambulancha repassada ao município está quebrado há meses, sem previsão para reparo. O barco está ancorado no porto do rio Japiim, sob os cuidados do comerciante Antonio Vicente, o Curaca.

Em Mâncio Lima, a população ribeirnha representa quase 40% do total de habitantes. Os ribeirinhos estão espalhados ás margens dos rio Japiim e Moa e ficaram sem o serviço móvel de urgência fluvial depois que a ambulancha parou de funcionar.

Em Rio Branco, a reportagem tentou contato com a coordenador do Samú, enfermeira Lúcia Carlos, mas ela não atendeu as ligações feitas ao seu celular.

 

 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Gladson conduz carreata do Club do Fusca até o município de Xapuri

Publicado

em

O governador Gladson Cameli esteve participando neste domingo, 1º, de uma carreata a convite do Club do Fusca. Os adeptos saíram do Segundo Distrito em direção ao município de Xapuri.

Estiveram no ato, vários exemplares e versões melhoradas do veículo que ganharam a BR-317 e fizeram um verdadeiro desfile.

O chefe do executivo acreano conduziu o passeio, dirigindo um dos exemplares do veículo cedido pela organização do evento.

Nas redes sociais, o governador afirmou que o fusca, além do avião, é uma de suas paixões. “Carro é uma das minhas paixões! E hoje, à convite do Fusca Clube Acre, dei um passeio de fusca com meu filho Guilherme. Foi show! O fusca é um carro apaixonante, só quem é amante dessa relíquia sabe. O que eu dirigi era top! Novinho, novinho. Gratidão pelo convite! Gosto muito desse tipo de atividade e acredito que devemos estimular e valorizar cada vez mais”, declarou.

Atualmente com mais de 60 adeptos, a Associação Fusca Club Acre existe desde 2009, sendo fundada oficialmente em 2014. Segundo o presidente da associação, Genival Sombra, os passeios ocorrem costumeiramente aos fins de semana, como forma de entretenimento, exposição e conquistar novos adeptos.

Continuar lendo

Acre

Mais de 5 mil adolescentes foram imunizados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Saúde do município de Cruzeiro do Sul, mostrou que mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 no Tik Tok da vacinação, montado no Shopping Copacabana, no último sábado, 31.

A prefeitura estimava atender mais de 12 mil jovens no mutirão. Inicialmente, os atendimentos seriam feitos das 16h às 21h, mas o horário precisou ser estendido até às 22h para atender a demanda.

Dados do portal de transparência do governo, apontam que o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até esta sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Continuar lendo

Acre

Acre registra uma morte e seis casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, o número faz com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Os dados da saúde contabilizaram apenas uma notificação de óbito, sendo um morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos que deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no sábado, 31 de julho. O número oficial de mortes por Covid-19 subiu para 1.800 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Laboratório ganha equipamentos com emenda de Mailza Gomes

Recurso de R$ 350 mil foi usado na compra de impressoras 3D, computadores, fabricação de totens de distribuição
de álcool em gel e escudos faciais, produzidos pelo Laboratório de Biologia Animal da universidade em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Projeto Tecnologias do Futuro, desenvolvido pelo Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta – em Cruzeiro do Sul foi contemplado com uma emenda de R$ 350 mil da senadora Mailza Gomes.

Nesta sexta-feira, 30, a parlamentar visitou o laboratório e conheceu os equipamentos adquiridos. Foram computadores, seccionadora a laser (máquina para cortes precisos), scanners e impressoras 3D, usadas para fabricar material didático e jogos educativos para crianças, que serão distribuídos gratuitamente às escolas públicas.

Por meio das tecnologias adquiridas com a emenda da senadora, o material já está sendo fabricado. “Essas ações objetivam transformar a sala de aula em laboratórios dinâmicos. Sabendo das dificuldades das escolas públicas em termos de estruturação, desenvolvemos materiais que possibilitam ao professor trabalhar dentro da escola. Esses materiais otimizam o processo de ensino aprendizado por meio da interação, raciocínio lógico e exercícios que auxiliam no aprendizado. Agradecemos imensamente a senadora Mailza que prontamente nos atendeu quando surgiu a ideia de desenvolver esses produtos”, explica o professor Tiago Lucena, coordenador do projeto.

“Eu acredito muito que investir na ciência e na educação é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado e estou muito feliz por ter contribuído com esta realização para o Acre. É uma alegria muito grande contribuir com essa instituição que transforma vidas por meio da educação. Como senadora, é dever meu colocar os recursos públicos à disposição da sociedade. Vamos seguir ajudando a Ufac e melhorando o ensino por meio da inovação e tecnologia”, destacou a parlamentar.

Também foram fabricados com o recurso 650 totens para disponibilização de álcool em gel, 10 mil extensores de máscaras e 10 mil escudos faciais na primeira etapa, entregues no momento mais crítico da pandemia.

Estiveram presentes na visita a secretária municipal de Administração da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Silene Siqueira, Isabel Afonso da Silva, também coordenadora do laboratório de Biologia Animal, Matheus Nascimento Oliveira, técnico responsável e equipe do projeto.

Parceria com as instituições

Em 2020, o prefeito Zequinha Lima apresentou o projeto Tecnologias Educacionais da Ufac à senadora, que se prontificou enviar recursos. A Ufac e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) firmaram convênio com a prefeitura de Cruzeiro do Sul para produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e implementação de ações estratégicas em educação, viabilizados com emenda da parlamentar.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas