Menu

Conferência da Unale terá como palestrantes FHC e ex-vice-presidente Al Gore

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado José Luiz Tchê (PDT) termina esta semana seu ciclo de visitas pelas assembleias legislativas dos estados da Amazônia Legal. A primeira agenda do parlamentar foi no Pará, onde ele esteve reunido com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Manoel Pioneiro (PSDB).

Publicidade

Na pauta dois assuntos que norteiam os debates atuais da entidade: o XVI Congresso da Unale que discutirá “Matriz Energética e Alternativas para o Futuro”, e o endividamento dos estados com a União, que atualmente ultrapassa os R$ 432 bilhões. Só o Estado do Pará deve à União mais de R$ 3 bilhões.


O parlamentar falou por dez minutos no plenário e disse que é o momento de os deputados estaduais de todo Brasil se unirem para apresentar propostas que diminuam o percentual dos juros das dívidas. “Não tem um governo de um estado que consiga fazer investimentos em outras áreas com isso. Desse jeito, quem está financiando a União são os Estado e não o contrário”, afirmou Tchê.


Luiz Tchê apresentou aos paraenses a proposta da elaboração de um documento reforçado o pedido a Presidenta Dilma Rousseff, de perdão das dívidas dos estados.


XVI Congresso da Unale terá como palestrantes o ex-presidente FHC e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore


“Matriz Energética e Alternativas para o Futuro”, é o tema central da XVI Conferência da Unale, a maior da America Latina, mas a Copa do Mundo de 2014 também será debatida em mesa redonda que vai reunir os ex-jogadores e atuais deputados federais, Romário e Danrlei, e o estadual, Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco da Gama.


O evento deve reunir palestrantes reconhecidos em nível nacional e internacional, como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; o ex-presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli; o deputado Ivan Valente, que é presidente da Comissão de Meio-Ambiente da Câmara dos Deputados e o economista Ricardo Amorim.


“Será o maior evento do parlamento das Américas. É um divisor de águas para o Legislativo do Brasil, porque reúne debates que estão na pauta do mundo inteiro”, encerra Tchê.


O parlamentar visita nesta quinta-feira, a Assembleia Legislativa do Amapá e nesta sexta-feira se reúne com o parlamento do Estado do Piauí, também para debater a divida com a União e convidá-los para a Conferência da Unale.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido