Conecte-se agora

TV e geladeira são os bens duráveis predominantes nos lares do Acre

Publicado

em

Edmilson Alves,
Da redação de ac24horas
[email protected]

De acordo dos dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados no final de semana, os bens duráveis que predominam nos lares acrianos são as geladeiras (167.166) e os aparelhos de televisão (166.230). O aparelho de rádio ocupa a terceira posição (115.856).

Máquina de Lavar x Computador

Ao menos 48.800 lares declararam possuir máquina de lavar, enquanto 46.753 confirmam haver microcomputadores –  destes, 36.645 possuem acesso à Web.

Para o lojista Isaque Nascimento, o preço e a praticidade da máquina de lavar explica a presença superior ao uso de computadores. “Mas acredito que a venda de microcomputares podem superar as máquinas em razão da existência de inúmeras vantagens que tem barateado o produto. Juros em queda, longos prazos para pagar, aumento da renda, consumo e principalmente a concorrência das lojas que vendem pela Internet”, afirma.

O sexto bem durável mais presente nas residências do Acre é a motocicleta, 46.293 seguido do automóvel com 40.029.

A pesquisa exclui bens de empresas, governos e outras organizações.

Terra dos iletrados: 57% dos acrianos não concluíram a 8ª série do fundamental, revela IBGE

Os números são alarmantes, 331.067 (do total de 573.909) acrianos acima de 10 anos de idade se quer conseguiram concluir o mais básico da etapa escolar, o Ensino Fundamental – que fecha seu ciclo com a 8ª série. É o que mostra o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados na última sexta-feira.

As pessoas que ocupam este patamar, em geral, não sabem ler e/ou escrever – ou sabem de forma insipiente. Para o professor de Língua Portuguesa Sandro Duarte: “Estar analfabeto funcional é estar excluído da cidadania. Essas pessoas são pouco capazes de compreender os mecanismos sociais que constituem as sociedades contemporâneas. Elas podem estar incapazes, por exemplo, de conhecer o real valor de um voto em uma eleição para prefeito de sua cidade”, afirma.

O professor acredita ainda que o número de ‘semi-letrados’ pode ser ainda maior que o revelado pelo IBGE, “muitos dos que oficialmente concluíram a 8ª série não sabem de fato, o conteúdo mínimo exigido, são apenas reflexos de programas governamentais com o objetivo de minimizar as péssimas estáticas”, conclui.

Oficialmente, os que conseguiram terminar a 8ª série sem que ainda tenham fechado o Ensino Médio somam 91.166. Os concludentes do Ensino Médio são 113.580. Apenas 33.550 pessoas concluíram o Ensino Superior, outros 4.547 têm nível de escolaridade indeterminados.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

“O Acre só tem a ganhar”, diz Mailza na posse do ministro Ciro

Publicado

em

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) participou nesta quarta-feira, 4, da posse do presidente nacional do Progressista, senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o Ministério da Casa Civil. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Estou muito esperançosa que o Ciro Nogueira tem muito a contribuir com seu conhecimento e nossa parceria em promover melhorias para o Brasil e pela nossa boa relação, para o nosso Acre. Ele é qualificado, técnico, tem um histórico de boas ações por onde passou. Tenho certeza que fará um excelente mandato a frente da pasta, ajudando todos nós, aqueles que acreditamos na força e na coragem do nosso povo”, resumiu a parlamentar.

Após a cerimônia, Ciro Nogueira – já empossado novo ministro – fez um vídeo de elogios a parlamentar e afirmou que será parceiro do Estado do Acre.

“Reafirmo meu compromisso com o Acre e destaco seu trabalho [senadora Mailza]com a sua luta, essa grande liderança do Progressista no estado. Você pode ter certeza que tem um grande parceiro aqui”, disse Nogueira a Mailza Gomes, presidente do Partido Progressista no estado.

Estiveram presentes os Progressistas do Acre, o governador Gladson Cameli, deputados estaduais Nicolau Júnior – presidente da Aleac – e Gerlen Diniz e os prefeitos Rosana Gomes, de Senador Guiomard e Bené Damasceno, de Porto Acre, que comemoraram a conquista para o partido.

Continuar lendo

Acre

Rio Branco anuncia vacinação para jovens acima de 17 anos

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) anunciou o TBT da vacinação para adolescentes acima de 17 anos. A imunização ocorrerá na quinta-feira (5) e será aplicada, exclusivamente, em sete pontos da capital.

Já outros cinco pontos devem disponibilizar somente a segunda dose. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

A iniciativa foi possível após a Comissão Intergestores Bipartite (Cib), composta por todas as secretarias municipais do Estado do Acre, decidir, na manhã desta quarta-feira, 4, que a capital poderá iniciar a vacinação do público adolescente, somente com a aplicação da vacina Pfizer.

Os pontos de vacinação da 1ª e 2ª dose:

Urap Hidalgo de Lima; Urap Rosângela Pimentel; Urap Maria Barroso: Urap Vila Ivonete; Urap Roney Meireles; Urap Cláudia Vitorino; Urap Eduardo Assmar

Já os que irão aplicar apenas 2ª dose:

Drive-thru em frente ao 7º BEC; Urap São Francisco; Urap Bacurau; Urap Valdeiza Valdez; Policlínica Barral y Barral.

Continuar lendo

Acre

Acre passa das 500 mil doses aplicadas da vacina contra Covid-19

Publicado

em

O Acre conseguiu superar a marca de 500 mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas na população. São exatas 500.999 doses alcançadas nesta quarta-feira (4), segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Com a 1ª dose são 371.023 doses e totalmente imunizados com duas doses são 129.956 pessoas. Nada menos que 10.083 tomaram a dose única da Janssen.

No ranking dos municípios, Rio Branco é o que mais vacina em número de doses, e Jordão, o último.

O avanço da vacinação tem relação direta com a redução de casos, internações e mortes por Covid-19 mas, segundo o médico e deputado Jenilson Leite, os cuidados sanitários pessoais e coletivos devem permanecer. Ou seja: o uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel devem ser mantidos.

Continuar lendo

Acre

Acre deve receber mais de 17 mil doses de vacina da Pfizer

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou nesta quarta-feira, 4, a chegada do 34º lote de vacinas contra Covid-19 ao Acre na quinta-feira, 5, sendo 17.550 doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer.

Os imunizantes da Pfizer devem desembarcar às 14h10, no Aeroporto de Rio Branco. Segundo informações repassadas ao ac24horas, as vacinas devem ser usadas para imunização dos jovens de 12 a 17 anos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas