Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
Quem assiste aos programas Cidade 5 [Tv Bandeirantes] e Gazeta Alerta [Tv Record] únicos com “linha” popular, acompanha a reclamação geral dos bairros da capital com relação à falta de água. O governador Sebastião Viana [do PT] alardeia a existência de água 24 horas no Segundo Distrito, mas tudo não passou ainda dos discursos. O bairro 06 de Agosto que possui em seu portal de entrada um dos maiores reservatórios de água de Rio Branco, ficou seis dias sem ver o líquido precioso.
A situação mostrada nos programas é a mais pura realidade. ac24horas mostra em duas matérias, dados exclusivos de um levantamento que apresenta a capital do Acre entre as quinze do Brasil que não abastece mais de 80% de sua população com água tratada. A reportagem tem como base o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SINIS recém divulgado pelo Ministério das Cidades. As informações são fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços, entre elas a extinta SAERB que virou Depasa.
Atendimento em água:
O levantamento mostrou que 66 das 81 cidades analisadas informaram atender 80% (oitenta por cento) ou mais da população com água tratada, sendo que, destas, 20 informaram ter cobertura de 100% (cem por cento), sinalizando assim a universalização no atendimento. Por outro lado, 15 (quinze) cidades apresentaram atendimento inferior a 80% (oitenta por cento) da população.
VEJA O RANKING:
O levantamento feito pelo Trata Brasil fará parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Cnuds), a Rio+20.
Amanhã a reportagem vai falar sobre saneamento básico.