Menu

Tchê quer Portal da Transparência na Assembleia Legislativa do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


Quanto ganha um deputado estadual no Acre? Qual o valor de sua verba indenizatória e o custo do gabinete de um parlamentar? Muita gente arrisca afirmar que um deputado estadual acriano custa em torno de R$ 70 mil ou mais por mês ao contribuinte. Porém, os dados são baseados em boatos de bastidores. Nada é oficial.

Publicidade

Mas o Segundo-secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre, deputado José Luiz Tchê (PDT), quer tornar os gastos da Aleac, visíveis e acessíveis ao eleitor através da criação do Portal da Transparência do Legislativo.


A proposta que de acordo com Tchê já tem a simpatia da mesa diretora deve ser apresentada em plenário ainda esta semana.


“Nós temos andado em todo Brasil. Já visitei 21 casas legislativas e quase todas elas têm o Portal da Transparência. É uma medida importante que podemos implantar aqui no Acre. Queremos que a população saiba quanto custa realmente um deputado. Não temos nada a esconder. Até porque somos pessoas públicas”, destaca Luiz Tchê, que também preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.


A proposta é de que o Portal da Transparência da Aleac seja semelhante ao da Câmara dos Deputados e do Senado, com informações não só do custo financeiro do mandato parlamentar, mas a frequência e produtividade de cada deputado, composição, andamento e atribuições de cada comissão legislativa, atividades institucionais da Casa, como projetos sociais, processos licitatórios e regimento interno.


“Tenho certeza que os colegas não vão colocar empecilho para aprovação. Já tenho apoio da mesa, e acredito na aprovação imediata do portal”, acrescenta Tchê, ao informa ainda que hoje a Aleac já envia todos os meses ao TCE, suas prestações de contas, “mas o que é falta é tornar isso público”, encerra.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido