Menu

Pré-candidatos Fernando Melo e Leoncio Castro falam de propostas e não poupam críticas a Angelim

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares, da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


A primeira rodada de debates promovida pela TV Rio Branco, neste sábado à noite, no Programa Tribuna Livre, com a participação dos pré-candidatos a prefeito de Rio Branco, o economista e advogado Fernando Melo (PMDB) e o empresário Leoncio Castro (PMN), foi além do que se esperava de dois neófitos debatedores do campo majoritário.

Publicidade

Ambos não se intimidaram diante dos tarimbados Narciso Mendes e Osmir Lima, auxiliares do jornalista Archibaldo Antunes, na condução do programa de debates.


Em sua saudação inicial, Fernando Melo começou com um afago no ego de Osmir Lima e Narciso Mendes, lembrando a importância dos dois, como então deputados federais constituintes.


Já o jovem, porém, não bobo Leoncio Castro usou a velha e conhecida tática populista durante sua saudação inicial mandando um “boa noite para os moradores dos bairros Tancredo Neves, Cidade Nova e Segundo Distrito de Rio Branco, da Sobral…”



Críticas a Angelim e problemas no transito
norteiam o debate dos prefeituraveis


Castro e Melo pareciam ter combinado críticas à administração petista do prefeito Raimundo Angelim.


Ao se apresentar como uma “pessoa que vem do povo”, o pré-candidato do PMN deu inicio a avalanche de ataques a atual administração municipal.


Leoncio citou falhas graves no planejamento urbano da capital, no programa de saúde da família e no setor da educação, e prometeu construir um viaduto e mais dois terminais de ônibus, como alternativa para desafogar o trânsito da capital.


“Não preparam a cidade para crescer. O próximo prefeito de Rio Branco tem que planejar a cidade de Rio Branco para os nossos filhos. Desde 1980 os grupos que estão à frente da cidade estão no poder, mas não preparam a cidade para o crescimento! O trânsito está um caos porque não planejaram. E a Saúde da Família, outro importante programa que não é executado pela prefeitura. Caso o PMN chegue à prefeitura vamos melhorar esse serviço”, Disse Leoncio Castro.


Ao falar sobre a educação, o pré-candidato disse que vai expandir o ensino integral triplicando a quantidade de creches na rede municipal “para que o pai tenha condições de trabalhar e ter um lugar para deixar seu filho”.

Publicidade

Já o pré-candidato Fernando Melo, com experiência em administração no setor de trânsito obtida quando esteve na direção do Detran, mostrou que Rio Branco enfrenta hoje uma grave crise em seu perímetro urbano, sobretudo, porque as ações implantadas pelos órgãos não acompanham o crescimento da frota de carros e de motos, que acelera a cada mês na capital.


Para Melo, o prefeito Raimundo Angelim não dá a atenção que deveria ao setor de transito. “Eu não vejo o prefeito na rua, vendo o tempo dos semáforos”, criticou o peemedebista.


“Temos uma frota de ônibus cara e velha”, acrescentou Fernando Melo.


Entre as suas propostas, o peemedebista apresentou ainda o projeto de criação da Guarda Comunitária da Paz, que segundo o ele vai trabalhar junto às famílias.


“Será nos moldes da Polícia da Família, criada por mim quando fui secretário de segurança”, disse.


Para justificar parceria com o governo, Castro cita frase de Raul Seixas


“Nunca se vence uma guerra lutando sozinho”, disse o jovem pré-candidato do PMN, para justificar sua opinião favorável a parcerias com o governo do estado, ao citar a frase da música Por Quem os Sinos Dobram, do roqueiro Raul Seixas.


“Hoje o governo estadual faz o papel de prefeitura. Mas ele deveria repassar esses recursos para a prefeitura”, acrescentou.


Ainda para o pré-candidato um dos grandes problemas da falta de recursos nos cofres da prefeitura para investimentos é a enorme quantidade de cargos e de favores que se faz a apadrinhados. “É a política do toma lá da cá!”, disse Castro.


“Angelim é prefeito de gabinete. É um prefeito ausente”, dispara Melo


Para Fernando Melo grande parte dos problemas da capital tem uma explicação: a ausência do prefeito Raimundo Angelim.


“Onde estava o prefeito em janeiro quando a cidade enfrentava um possível surto de dengue? Estava viajando!”, afirma Fernando Melo, que acrescentou: “quando eu for prefeito vou andar nas ruas da cidade para conhecer seus problemas de perto!” Encerrou o peemedebista.


A TV Rio Branco organizou duas rodadas de debate no programa Tribuna Livre, com os prefeituraveis.


Primeira rodada:
27/05: Fernando Melo (PMDB) x Leoncio Castro (PMN);
05/05 (próximo sábado): Luiz Calixto (PSL) x Airton Rocha (PPS);
12/05: Tião Bocalom (PSDB) x Jamyl Asfury (Dem);
19/05:Marcus Alexandre (PT) x Luiz Calixto (PSL).


Segunda rodada:
26/05: Airton Rocha (PPS) x Marcus Alexandre (PT);
02/06:Leoncio Castro (PMN) x Jamyl Asfury (Dem);
09/06: Tião Bocalom (PSDB) x Fernando Melo (PMDB).


Os debates vão ao ar nos sábados às 22h, e reprise às 13h, das segundas-feiras.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido