Escrito por Archibaldo Antunes/jornal Página 20
Pré-candidato do PSDB tem ido a Brasília uma vez por semana para receber aulas do ator Odilon Wagner
Se depender das técnicas de arte cênica conhecidas pelos principais atores da Rede Globo de Televisão, o pré-candidato tucano à prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom, irá atuar com desenvoltura nas eleições deste ano. Conforme informado aos jornais por sua assessoria de imprensa, Bocalom participa do curso na tentativa de “manter o bom desempenho nos debates que antecederam as últimas eleições”.
Custeado pela executiva nacional tucana, o treinamento envolve técnicas de oratória e de postura, segundo a assessoria. O presidente da executiva municipal do PSDB, deputado Major Wherles Rocha, afirmou por telefone que o curso foi ofertado a dez pré-candidatos em todo o Brasil.
Apontado como um político pouco eloquente e que, por vezes, reage com rispidez a ideias divergentes das suas, Tião Bocalom terá a oportunidade, com o ator global, de moldar seu comportamento durante os debates televisivos deste ano. Nas eleições passadas, não obstante o que diz a assessoria tucana, o candidato teria passado a ideia de pessoa turrona e até intolerante.
Uma das atribuições do ator Odilon Wagner é analisar as propagandas de rádio e TV dos participantes do curso e elaborar propostas de melhoria para os candidatos.
Segundo a Wikipedia, as artes cênicas, também chamadas de artes performativas, “são todas as formas de artes que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público”.
As técnicas transmitidas a Tião Bocalom no curso com o ator Odilon Wagner podem fazer eclodir uma nova figura no cenário político local. Ou seja, uma personagem bem diferente do original.