Menu

UFAC está entre as trinta e seis universidades federais que adotam reserva de vagas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Universidade Federal do Acre integra a lista das 36 universidades federais que adotam algum tipo de reserva de vagas no vestibular. Destas, 25 têm algum tipo de cota racial para negros, pardos e/ou índios. O número corresponde a 42,3% do total das instituições. Nesta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.


Segundo o MEC, cada instituição tem autonomia para decidir sobre a reserva de vagas. A Ufac reserva 5% do total de vagas para estudantes portadores de necessidades especiais, sendo que, as vagas remanescentes reservadas são de ampla concorrência. Quando a instituição aderiu ao Enem como forma de seleção, houve uma sugestão para que houvesse vagas que poderiam ser preenchidas apenas por alunos acreanos, mas essa reivindicação não foi atendida.

Publicidade

Um total de 32 universidades federais reserva uma porcentagem das vagas para candidatos egressos da rede pública de educação básica, ou seja, esses candidatos só competem diretamente com outros estudantes na mesma situação.


Outras oito universidades federais não têm ações afirmativas, mas dão bônus na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos de escolas públicas.


Da redação – reporterac24horas@gmail.com
com informações do G1


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido