Categories: Acre

OAB-AC solicita melhorias na estrutura dos Juizados Especiais de Rio Branco

Published by
Roberto Vaz

Em ofício encaminhado na tarde de ontem (26) ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre, Florindo Poersch, solicitou melhorias na estrutura física dos juizados especiais cíveis, cuja deterioração tem causado enormes transtornos ao jurisdicionados e advogados que lá autuam.


Segundo a OAB-AC, o local no qual estão instalados os juizados especiais cíveis já não comporta a quantidade de pessoas que por ele circulam, o que é agravado pela falta de aparelhamento da unidade jurisdicional e pelos constantes atrasos das audiências.


O presidente da Seccional do Acre afirmou, ainda, que as restrições orçamentárias não podem servir de argumento para que não se tome uma imediata providência em relação aos juizados, sob pena de se tornar inviável a prestação da tutela jurisdicional ao cidadão.


No mesmo documento, a OAB-AC exigiu respeito às prerrogativas profissionais dos advogados. Isto porque alguns juízes passaram a determinar que os alvarás judiciais para o levantamento de valores somente fossem expedidos num determinado dia da semana, sobrestando a emissão em todos demais dias.


Além disso, e mais grave, sustenta Florindo, é a determinação de horário para o recebimento de advogados pelos juízes, o que, de acordo com o presidente, contraria o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94) e a própria Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LC nº 35/79), que estabelecem que o juiz deve receber os advogados sempre que necessário, independentemente de agendamento prévio.


“Não há qualquer razão para se estabelecer previamente, independente do caso que lhe é levado a conhecimento, o atendimento a advogado que necessite ter com o magistrado, pois certamente este não é procurado para tratar de amenidades, mas sim de assunto urgente da parte que demanda o atendimento”, declara Poersch.


Ao finalizar, o presidente da OAB-AC afirma que a Instituição sempre esteve ao lado do Poder Judiciário acreano, encampando as suas lutas em prol da melhoria da prestação jurisdicional e cumprindo com seu mister constitucional de função essencial à Justiça, porém, não poderia se omitir diante de fatos de tamanha gravidade, que exigem uma imediata resposta por parte da Administração do Tribunal de Justiça do Acre.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Chuvas no RS: mortes chegam a 95; 1,4 milhão de pessoas são afetadas

As tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 95 mortes até agora, sendo…

07/05/2024

TSE determina implantação do juiz das garantias na Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (7) determinar a implantação do mecanismo do…

07/05/2024

Ministério Público recomenda criação de Centro de Zoonoses em Sena Madureira

A Promotoria de Justiça de Sena Madureira emitiu uma recomendação para a implementação de um…

07/05/2024

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.721 da Mega Sena, sorteadas nessa terça-feira (7)…

07/05/2024

Atlético-MG vence Rosario e é o 1° classificado às oitavas da Libertadores

O Atlético-MG dominou o Rosario Central, venceu os argentinos fora de casa por 1 a…

07/05/2024

Corinthians renasce no 2º tempo, bate lanterna e respira na Sul-Americana

O Corinthians foi praticamente inofensivo no primeiro tempo, mas melhorou na volta do intervalo e…

07/05/2024