Menu

Mortalidade infantil cai, segundo dados divulgados pelo IBGE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A taxa de mortalidade no Brasil segue a tendência de queda dos últimos anos e caiu 47,6% no Censo 2010 em relação ao índice de coletado em 2000. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou novos dados da pesquisa nesta sexta-feira, a taxa de mortalidade infantil brasileira caiu de 29,7‰ do Censo de 2000 para 15,6‰ em 2010, isto é, 15,6 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos.


De acordo com o IBGE, os principais condicionantes econômicos e sociais da mortalidade infantil que atuaram na queda histórica desse indicador no Brasil estão ligados a intervenções na área de políticas públicas, especialmente no campo da medicina preventiva, de saneamento básico, na ampliação dos programas de saúde e campanhas de vacinação.

Publicidade

O declínio mais acentuado dessa taxa, no período 2000/2010, foi observado na região Nordeste, 58,6%, e o menor, na região Sul, 33,5%. Essa última região já apresentava níveis relativamente baixos de mortalidade infantil.


Apesar dos altos declínios observados, ainda falta certa distância a percorrer para que o Brasil se aproxime dos níveis de mortalidade infantil das regiões mais desenvolvidas do mundo, em torno de cinco óbitos de crianças menores de 1 ano de idade para cada 1 000 nascidos vivos.


Fonte: Agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido