Menu

Governador Sebastião Viana bate boca, intimida e tenta censurar jornalista da TV Gazeta, no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


Se os tempos da censura á imprensa acriana lembrava apenas a época em que o temido esquadrão da morte agia no Acre na década de 90 e havia se tornado algo apenas na lembrança de quem viveu esse drama,  quando tudo que era escrito, falado ou televisado tinha que passar pelo crivo das assessorias de governo, na manhã desta quinta-feira (26), mais uma vez o CENSOR  foi colocado em prática pelo próprio chefe do executivo no estado, o governador  Sebastião Viana (PT).

Publicidade

Durante uma simples solenidade realizada no Teatro Plácido de Castro, Sebastião Viana abordou a jornalista Gislany Vidal (TV Gazeta), questionando-a sobre o que ele classificou de “equívoco jornalístico”, se referindo a uma reportagem em que ela narrou o assassinato do frentista Ravam Yure Mesquita da Cruz,20 anos, crime ocorrido na noite última de sexta-feira(20) durante um assalto no posto de gasolina entre a rua Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais em Rio Branco.


Sem se preocupar com constrangimento causado a profissional e na frente de vários outros profissionais da imprensa acriana, o chefe de executivo tentou intimidar a repórter, afirmando que ela não mostrou a verdade na TV Gazeta e o conteúdo jornalístico tinha tão somente a finalidade de denegrir “o bom trabalho da polícia” frente o combate a onda de violência na capital.


Por telefone, a reportagem conseguiu falar com a repórter Gislany Vidal, que disse que “na verdade o governador ficou chateado com a matéria porque ele queria que eu afirmasse que o assalto seguido de morte na verdade seria uma execução e não um latrocínio. Eu não iria narrar uma coisa que não aconteceu, não é mesmo?” Gislany Vidal contou que “testemunhas me contaram que dois homens em uma motocicleta anunciaram o assalto ao posto e como o frentista só tinha R$ 20,00 acabou sendo alvejado com um tiro nas costas e faleceu. Todo mundo noticiou isso. Penso que o governador queria que eu mentisse na reportagem para dizer que segurança da população vem sendo feita”, lamentou.


Logo após o episódio segundo informações de um funcionário da emissora que pediu para não ter seu nome revelado, uma equipe de assessores do governador Sebastião Viana esteve na empresa exigindo uma cópia da matéria que foi ao ar na última segunda-feira (23). A gravação então foi entregue e levada para análise pela assessoria do governador.


Sebastião teria mando também um recado ao dono da emissora, empresário Roberto Moura, mas isso os profissionais não quiseram comentar.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido