Menu

Pesquisar
Close this search box.

Filme sobre os índios isolados do Acre será exibido nesta 4a para alunos em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O documentário Nuku Inu Shinipabu Burã, que em português quer dizer Nós e os Brabos, será exibido nesta quarta-feira (25), para alunos da escola estadual Armando Nogueira, em Rio Branco. De autoria de Nilson Sabóia Kaxinawa, o filme mostra a história desse povo, que atualmente reside no baixo curso do Rio Humaitá, fronteira do Brasil com o Peru, na Terra Indígena (TI) Kaxinawá.


Expulsos de onde viviam pela ação de narcotraficantes e madeireiros peruanos, os índios foram forçados a morar em outro lugar. “Filmamos uma viagem com o antropólogo Terri Aquino em torno da TI do Humaitá, pelo Rio Muru e no Rio Jiboiaçu, para localizar os índios isolados. Fomos com uma equipe registrar os vestígios deles (como tapiri, fogo, restos de comidas, flechas e rastros) e acabamos sendo atacados. Eu filmei todos os vestígios, está tudo no documentário”, relatou em entrevista concedida à Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC).

Anúncio


Para ele, o principal objetivo do filme é de registrar, pesquisar e divulgar o modo de vida dos índios brabos. “Tanto dentro das aldeias como também para o mundo de fora”, comentou. Na hora da edição, o apoio veio da cineasta Mari Corrêa do Instituto Catitu, que desde o começo da década de 90 atua na formação audiovisual dentro das aldeias.


A atividade faz parte da programação “Abril no Acre Indígena” da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC) e governo do Estado por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).


Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido