Menu

Estudos sísmicos serão feitos no Juruá para identificar jazidas de petróleo e gás

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes da empresa Georadar foi contratada pela Petrobras para realizar estudos sísmicos no Vale do Juruá. Representantes da empresa estão no Acre apresentando o projeto para instituições públicas. Hoje, eles estiveram no Ministério Público Estadual.

O Diretor de Operações da Georadar, Ricardo Savini, apresentou detalhes de como será feito o levantamento sísmico. Segundo ele, serão abertos pequenos furos no solo, de cerca de quatro metros de profundidade, e dentro de cada um, vão ser colocadas dinamites. Ao serem detonados, esses explosivos emitiram ondas sísmicas, que serão detectadas por sensores e registras em programa de computador. O resultado vai indicar os programas necessários para dar início à prospecção.

Anúncio

“A atividade sísmica nada mais é do que uma fotografia do subsolo, que vai mostrar a prospectividade da região, onde existe gás, onde os poços podem ser instalados, dentre outras informações. Se o levantamento mostrar que existe potencial, a ANP deve encomendar um estudo mais detalhado, e depois, iniciar a exploração”, explicou Savini.

A licença ambiental autorizando o início da atividade, que custará R$53 milhões, foi expedida pelo Ibama em fevereiro deste ano. Ricardo Savini garantiu que todas as exigências vão ser observadas e que os danos ao meio ambiente serão pequenos e restritos às linhas sísmicas. O estudo será concluído em dez meses.

Da redação de ac24horas, com informações do MPE

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.