Menu

Acre não terá diminuição de energia em 2012, garante a Eletrobras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução média de 7,61% na conta de luz para os clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce). O valor é resultado dos cálculos da revisão tarifária que é feita a cada quatro anos, e do reajuste, que é aplicado anualmente. Embora a metodologia seja aplicada para todas as concessionárias que estejam no norte e nordeste, a redução não chegará aos consumidores acreanos este ano, informou Michella Evangelista Duarte Quintans, assistente da Diretoria de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais da Eletrobras.

Anúncio

– Vale ressaltar que este ponto ainda não esta pacificado, até o momento não houve analise do mérito da questão pelo judiciário – disse Michella.

A redução no índice para todas as concessionárias é de 2,25%, em função da diminuição na taxa de remuneração do capital investido pelas distribuidoras de 9,95% para 7,5%. Mas segundo Michella, essa revisão para os consumidores do Estado ocorrerá em novembro de 2013. “No momento, parte da metodologia ainda esta sendo discutida e nós estamos iniciando o processo, portanto, qualquer afirmativa seria meramente especulativa”.

As novas tarifas entraram em vigor ontem (22). Para as residências do Estado do Ceará, haverá redução de 8,2% e para as indústrias, de 6,36%. Segundo a Aneel, o valor pago a mais pelos consumidores durante o período de vigência da tarifa provisória já foi deduzido no cálculo final do reajuste.

Enquanto Eletrobras e Justiça tentam pacificar uma redução, o projeto de lei de autoria popular continua engavetado na Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa. No inicio deste ano, o presidente da casa, deputado Elson Santiago, seguindo ordens do gabinete do governador Tião Viana, trocou a presidência da Comissão retirando o deputado Major Rocha [PSDB] substituindo-o pelo governista Jonas Lima [PT].

O projeto Menos Imposto, mais energia foi um dos primeiros de iniciativa popular da história do parlamento. Encabeçado pela jornalista Eliane Sinhazique, com o apoio do deputado estadual Chagas Romão e da OAB/Seccional Acre, a ideia é de reduzir as alíquotas de ICMS cobradas nas contas de energia elétrica. 27 mil assinaturas foram colhidas através da iniciativa.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.