Menu

Acre foi o estado que mais conseguiu reduzir taxa de desmatamento (-63%) na Amazônia Legal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 60% dos desmates realizados no mês de março na Amazônia Legal ocorreram em Mato Grosso. O estado ocupou, por mais um mês consecutivo, a posição de número um no ranking que avalia as unidades federadas que mais contribuíram para a derrubada da floresta. No período foram 32 km² desmatados ante um total de 53 km² da Amazônia.


Ao mensurar os desmates realizados em agosto de 2011 a março de 2012 o Imazon concluiu que além da queda geral de 22% na Amazônia Legal, o estado que mais conseguiu reduzir sua taxa de desmatamento foi o Acre (63% a menos). Recuo também de 48% no Amazonas, 42% em Rondônia e 16% em Mato Grosso. Na contramão, houve aumento em 175% em Roraima, 120% no Tocantins e 6% no Pará, indica o Imazon.

Publicidade

Os números são do Imazon e apontam que juntos os estados desmataram 15% a mais em relação a março de 2011, quando o desmatamento alcançou 46 quilômetros quadrados. Em termos percentuais, o Pará concentrou o segundo maior volume de desmates com 25% (13 km²) e Rondônia outros 9% (5 km²). Amazonas (11 km²), Roraima (1 km²) e Acre ( 1 km²) detiveram os 6% restantes.


De acordo com o Instituto, em março de 2012 a maioria dos desmatamentos (94%) ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante esteve distribuído entre Unidades de Conservação (3%), Assentamentos de Reforma Agrária (2%) e Terras Indígenas (1%) localizadas na Amazônia Legal brasileira.


Os desmates ocorridos em Assentamentos da Reforma Agrária em março, totalizando 1 km², teve como mais afetados aqueles localizados em Mato Grosso, como os localizados no município de Tabaporã, a 643 km de Cuiabá e Paranaíta, a 849 km da capital.


Ainda em março, os municípios mais críticos no desmatamento foram União do Sul a 689 km de Cuiabá, Jacareacanga (Pará) e Vilhena (Rondônia).


O secretário estadual de Meio Ambiente, Vicente Falcão, destacou que na unidade federada as ações de repressão aos desmates vêm ocorrendo. No entanto, a prática ainda persiste em locais considerados ‘pontos isolados’. Somente neste ano, R$ 29 milhões em multas por desmate foram aplicados pelo órgão ambiental entre janeiro a março. “O trabalho é constante, mas temos pessoas que insistem em ficar à margem da lei. Mas os números nos ajudam a nortear as políticas de combate”, citou o representante, ao G1.


Intervalo maior


Mas ao avaliar o acumulado entre agosto de 2011 a março de 2012, o desmatamento somou 760 quilômetros quadrados, uma baixa de 22% frente o mesmo período do ano anterior quando foram desmatados 969 km².


De acordo com o Imazon, neste intervalo de oito meses o Pará lidera o ranking com 35% do total desmatado. Mato Grosso aparece na segunda posição com 30%; Rondônia 19% e Amazonas 9%. Juntos, aponta o Instituto, os estados foram responsáveis por 93% do desmatamento ocorrido na Amazônia Legal no período. Os estados do Acre, Roraima e Tocantins somaram 7%.


Floresta degradada


Ainda de acordo com o Imazon, as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 40 quilômetros quadrados em março de 2012. Representa uma redução de 87% sobre março de 2011 quando foram 298 quilômetros. Na distribuição, a maioria ocorreu em Mato Grosso seguido pelo Amazonas (15%), Rondônia (10%) e Pará (7%).

Publicidade

Com informações do portal G1


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido