Menu

Escola que já teve como alunos, o senador Petecão, e os ex-governadores Edmundo Pinto e Binho Marques é abandonada por Sebastião Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


A escola estadual Maria Angélica, na Rua 24 de Janeiro, Segundo Distrito de Rio Branco, uma das mais antigas instituições de ensino do Acre, fundada há 62 anos, pelo então governador do antigo território, o tenente coronel Guiomard dos Santos foi abandonada pelo poder púbico.

Publicidade

Na instituição de ensino, tombada como patrimônio histórico do Acre já estudaram políticos de renome no estado, como o saudoso governador Edmundo Pinto, o senador Sérgio Petecão e o ex-governador Binho Marques, que parece ter esquecido sua vida como aluno da escola Maria Angélica e nunca promoveu sequer uma reforma no prédio da instituição.


O estabelecimento atende a 516 alunos do 1º ao 5º ano,  nos turnos da manhã e tarde, com idade entre seis e onze anos. Ocorre que as aulas podem ser suspensas a qualquer momento por causa estrutura do prédio que está totalmente comprometida.


“O problema é em toda a escola. Faltam ventiladores. Quando chove o esgoto transborda, nos banheiros. Chove dentro das salas. Enfim, são inúmeros problemas nas redes elétrica e hidráulica. A gente não acende todas as luzes por problemas nos fios. Do tempo que eu estou aqui trabalhando, só fizeram uma maquiagem na escola, pintaram e só. Tá difícil”, conta a professora Josefa Oliveira, que trabalha há 22 anos na instituição, e está há dois meses na direção da escola.


Mas, o problema não está só na estrutura das salas de aula. A área de lazer que é usada como quadra pelos alunos está quase toda destelhada e parte do muro lateral da escola caiu.



O outro lado


A Diretora de Gestão da Secretaria de Educação do Estado, Rita Paro, que também estudou na escola Maria Angélica, diz que a instituição e outras quinze do Segundo Distrito de Rio Branco receberão ainda este ano serviços de reforma. Mas por enquanto de acordo com Rita Paro serão liberados recursos apenas para alguns reparos emergenciais. Ela não informou a data da reforma na escola Maria Angélica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido