Categories: Notícias

Sibá Machado discute projeto educacional do Acre com ministro Mercadante

Published by
Roberto Vaz

Em encontro nesta quarta-feira (18), com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o deputado Sibá Machado defendeu o projeto de implantação de um Parque Tecnológico na Amazônia, dentro da proposta que está chamando de “Vale do Silício da Biodiversidade”.


De autoria do reitor do Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac), professor Marcelo Minghelli, o projeto visa construir, com a participação de governos, comunidade e dos grupos locais , uma proposta de desenvolvimento socioeconômico e ambiental para os municípios acreanos, focado em estratégias de valoração ambiental e desenvolvimento sustentável a partir de práticas inovadoras em ciência, tecnologia e inovação.


O projeto teve uma ótima receptividade pelo ministro que apresentou sugestões de encaminhamento a instituições correlatas, a exemplo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento de Pesquisas (CNPq). “É um projeto a longo prazo, com uma visão estratégica de desenvolvimento a partir de nossa biodiversidade”, disse Sibá durante a audiência.


Segundo o ministro, há prioridade do Governo Federal quando trata-se de pesquisa e inovação na Amazônia, e que no que depender do MEC, o projeto teria o apoio da instituição. O custo total do projeto é no valor de R$ 11 milhões de reais.


Foi feito ainda o convite ao ministro para participar da inauguração do Campus Rio Branco, do Ifac, localizado no bairro Xavier Maia, marcado para o dia 1° de maio, mas passível de mudança coforme a agenda do ministro.



Ao final da reunião, diante da exposição do deputado sobre a importância de um parque tecnológico para a Região, o ministro reiterou sua determinação em continuar apoiando os projetos de interesse do Acre. “Disponho-me a continuar ajudando o Sibá em todos os projetos que me apresenta, estou com ele pra tudo, pois sei que as suas ações são de interesse do Acre e do Brasil, este projeto tem o meu apoio”, disse o ministro, que imediatamente também delegou para que fosse apresentado um indicativo de data para sua ida ao Acre. Caso viabilize-se esta ida do ministro, será a segunda vez que o mesmo visitará o estado a convite do deputado Sibá. A primeira vez foi em maio de 2011.


(Assessoria)


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Belo e Denilson surgem pela primeira vez em público após briga polêmica e cantor brinca: ‘Ele também é meu fã’

Se o público tinha dúvidas de que a paz entre Denilson, 45 anos, e cantor…

26/05/2024

Indígenas esfaqueados são transferidos para Cruzeiro do Sul e acusado é internado

Os dois indígenas da etnia Shawandawa, conhecidos por Araras, Antônio Cazuza e Ronaldinho, que foram…

26/05/2024

Profissionais da saúde e das forças de segurança participam de simulação de acidente

Quem passava pelo estádio Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 26, se…

26/05/2024

Endrick revela que desistiu de mudar visual por conta da namorada: ‘Não aprovou’

O jogador Endrick, 17 anos, do Palmeiras, revelou que desistiu de mudar o visual após…

26/05/2024

Dona Déa leva esporro de Luciano Huck ao confundir jogador em entrevista

Pra lá de soltinha, Dona Déa aproveitou o seu momento de repórter no Futebol Solidário…

26/05/2024

Abates de bovinos crescem 24,1% no 1º trimestre de 2024

abate de bovinos aumentou 24,1% no 1º trimestre de 2024 na comparação com o mesmo…

26/05/2024