Menu

Sibá Machado discute projeto educacional do Acre com ministro Mercadante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em encontro nesta quarta-feira (18), com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o deputado Sibá Machado defendeu o projeto de implantação de um Parque Tecnológico na Amazônia, dentro da proposta que está chamando de “Vale do Silício da Biodiversidade”.


De autoria do reitor do Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac), professor Marcelo Minghelli, o projeto visa construir, com a participação de governos, comunidade e dos grupos locais , uma proposta de desenvolvimento socioeconômico e ambiental para os municípios acreanos, focado em estratégias de valoração ambiental e desenvolvimento sustentável a partir de práticas inovadoras em ciência, tecnologia e inovação.

Publicidade

O projeto teve uma ótima receptividade pelo ministro que apresentou sugestões de encaminhamento a instituições correlatas, a exemplo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento de Pesquisas (CNPq). “É um projeto a longo prazo, com uma visão estratégica de desenvolvimento a partir de nossa biodiversidade”, disse Sibá durante a audiência.


Segundo o ministro, há prioridade do Governo Federal quando trata-se de pesquisa e inovação na Amazônia, e que no que depender do MEC, o projeto teria o apoio da instituição. O custo total do projeto é no valor de R$ 11 milhões de reais.


Foi feito ainda o convite ao ministro para participar da inauguração do Campus Rio Branco, do Ifac, localizado no bairro Xavier Maia, marcado para o dia 1° de maio, mas passível de mudança coforme a agenda do ministro.



Ao final da reunião, diante da exposição do deputado sobre a importância de um parque tecnológico para a Região, o ministro reiterou sua determinação em continuar apoiando os projetos de interesse do Acre. “Disponho-me a continuar ajudando o Sibá em todos os projetos que me apresenta, estou com ele pra tudo, pois sei que as suas ações são de interesse do Acre e do Brasil, este projeto tem o meu apoio”, disse o ministro, que imediatamente também delegou para que fosse apresentado um indicativo de data para sua ida ao Acre. Caso viabilize-se esta ida do ministro, será a segunda vez que o mesmo visitará o estado a convite do deputado Sibá. A primeira vez foi em maio de 2011.


(Assessoria)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido