Menu

Comissão da câmara aprova projeto que restabelece antigo fuso horário do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei 3078/11, do Executivo, que restabelece o fuso horário do Acre e de parte do Amazonas, vigente até abril de 2008. Pelo projeto, essas regiões voltarão a ter duas horas a menos que Brasília. Desde 2008, a diferença é de apenas uma hora.

A proposta altera o Decreto 2.784/13, que estabelece a hora legal em todo o território nacional, e revoga a Lei 11.662/08, que modificou o horário vigente desde 1913.

Anúncio

O projeto do Executivo atende a referendo realizado em 2010, quando a população do Acre decidiu restabelecer a antiga diferença de duas horas.

“Esta iniciativa do Poder Executivo visa dar efeito à decisão soberana da consulta realizada em 2010 à população do estado do Acre, de forma a resgatar a normalidade do cotidiano dos trabalhadores e estudantes acrianos, que hoje partem para suas rotinas diárias ainda em plena escuridão da madrugada, com consequências danosas tanto para a economia do estado quanto para o bem-estar das comunidades locais”, disse o relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

O texto encaminhado pelo Executivo também substitui outro projeto sobre o assunto (PL 1669/11), aprovado pelo Congresso no ano passado, mas que acabou vetado. O governo alegou que o texto aprovado por deputados e senadores estendia o fuso horário com diferença de duas horas para parte do Pará, o que provocaria inconvenientes.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

§  PL-3078/2011

Da Redação/WS com informações da ‘Agência Câmara de Notícias’

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.