Categories: Acre

Perpétua cobra Infraero a se explicar sobre condições do aeroporto de Rio Branco

Published by
Roberto Vaz

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) lembrou, em pronunciamento, no Plenário da Câmara Federal, na tarde desta terça-feira, a cena vexatória em que funcionário da infraero foram obrigados a usar rodos para drenar a pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco. E cobrou da empresa providências imediatas para tapar os buracos, “antes que uma tragédia aconteça”.


A incômoda trepidação, sentida pelos passageiros no momento do pouso, provocou alertas da empresa TAM, que produziu um relatório identificando “ameaças à segurança dos passageiros”. As falhas estão na cabeceira e o meio da pista de pouso. Acreanos que, como a própria deputada, viajam Rio Branco todas as semanas, pedem ajuda a ela, se dizendo inseguros em voar nas “péssimas condições da pista”. Outras empresas aéreas, esclarece a deputada, também já suspenderam vôos alegando risco iminente.


Para a deputada, “não se pode esperar o problema acontecer. Se houvesse ação preventiva, as chuvas não seriam desculpa”. Para ela, a indiferença da empresa que responde pela infraestrutura aeroportuária “nos obriga a levantar muitas dúvidas quanto à segurança dos pousos em Rio Branco daqui pra frente, e chega a ameaçar as melhorias que o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, está anunciando nos aeroportos regionais”.


Ao alertar a Bancada Federal do Acre no Congresso Nacional, pedindo ação conjunta em nome do povo acreano, Perpétua disse “se a pista sofrer novas avarias – o que me parece inevitável – o aeroporto será fechado. Seria um prejuízo terrível ao Acre, que implanta indústrias e melhora a qualidade de vida das pessoas. Ou a Infraero vem a público explicar se os reparos serão feitos – e quando serão feitos – ou se digne a construir outra pista de pouso”, denunciou.


Sem previsão


O superintendente da Infraero no Acre, Jailson Mendes, disse que as chuvas impedem as obras, e que os reparos não ficarão prontos este ano, mas admite que problema se arrasta há muito tempo, e que, “inevitavelmente, quando as obras começarem pra valer, lá para o início de maio, haverá restrições de pousos e decolagens em alguns horários. Jailson disse ainda que os estudos de solo e testes de aderência de pavimento terão começarão nesta quinta-feira.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024