Menu

Pesquisar
Close this search box.

BITTAR TENTA ABAFAR RACHA NO PSDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Me sinto muito bem representado pelo pré-candidato Tião Bocalom”


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Anúncios


Visivelmente abalados pela divulgação do suposto plano B, na disputa pela prefeitura de Rio Branco, que sinalizava com um possível racha entre os tucanos Bittar e Bocalom, lideranças dos partidos de oposição se reuniram na manhã deste domingo, 15, no auditório do Sebrae.


Os oposicionistas tentaram aparar as arestas e reafirmar que a unidade do bloco, que acontecerá apenas no interior do Acre. Todas as pré-candidaturas estão mantidas. Os discursos sinalizam que está é a primeira reunião para definir o futuro da oposição na capital.


Flaviano Melo (PMDB), Márcio Bittar (PSDB), Sérgio Petecão (PSD) e Jamyl Asfury (DEM) repetiram em seus pronunciamentos, que a pulverização de candidaturas seria uma forma democrática de os partidos de oposição buscar o crescimento.


Segundo os líderes partidários, o excessivo número de candidaturas em Rio Branco, não fortaleceria a Frente Popular, que entra na disputa com candidatura única. Eles acreditam que o eleitor das diferentes candidaturas votará em um candidato de oposição, no segundo turno.


Durante todo o evento, Márcio Bittar e Flaviano Melo não pararam de cochichar. Os dois foram observador de perto pelo senador Petecão. Os três foram acusados por pré-candidatos descontentes de estar formatando a “nova oposição”.



Abafando o racha no ninho tucano


O presidente do PSDB, deputado federal Márcio Bittar levantou suspeitas de fogo amigo no bloco de oposição. “As palavras que mais doeram foras as que saíram da oposição”, disse Bittar ao reafirmar que não teria intenção de prejudicar o também tucano, Bocalom.


“Me sinto muito bem representado pelo pré-candidato Tião Bocalom. A oposição, já fez todos os teste que precisava fazer. Precisamos ter espírito de renuncia se não o recado que vai ficar será que a oposição não está madura suficiente para voltar ao poder”, diz Bittar.


O presidente tucano afirmou que sua proximidade com o PMDB seria por gratidão. Bittar se elegeu em seu primeiro mandado de deputado federal pelo partido e saiu em seguida. O PMDB apoiou duas eleições majoritárias de Bittar. “Será que não vou reconhecer isso”.


Cameli vai de Bocalom


Sem meias palavras, o presidente do PP, Gladosn Cameli disse que segue com Bocalom. O progressista disse ainda, que vestirá a camisa para eleger o tucano. “Vou trabalhar pela eleição de Bocalom, em Rio Branco, como se fosse a minha campanha para federal”.


Asfury queria apenas duas candidaturas


O presidente do DEM, Jamyl Asfury reconheceu o excesso de candidaturas de oposição. “O ideal seria duas candidaturas. O que vai tirar o poder dessas pessoas [FPA] é o respeito que estamos tendo. Aqui sim, se faz democracia. Não impomos nada a ninguém”.

Anúncios


Jamyl Asfury integra a coligação teoricamente mais frágil. Com o apoio do PPS, de Airton Rocha, o deputado estadual espera surpreender com o apoio dos evangélicos, mesma ceara política de três partidos que apoiam o PSDB.


O aviso de Calixto


Fora da mesa de honra da oposição, Luis Calixto (PSL) foi chamado para se pronunciar. O ex-deputado deixou um alerta aos partidos de oposição. “A disputa será contra um adversário perigoso e sem escrúpulos. O ambiente é favorável, mas precisamos nos desfazer de conceitos que tanto condenamos na FPA”.


Recado ao pré-candidato tucano


O senador Sérgio Petecão (PSD) condenou as supostas manobras de pré-candidatos que estariam “tumultuando o processo”. “Não vou trabalhar para um prefeito que vai chegar lá e esquecer os companheiros ou vai se vender para Frente Popular”.


Nos bastidores da reunião, militantes afirmaram que o recado seria para Bocalom, que ainda não sinalizou com a concessão de cargos aos partidos adversários. Continuando seu pronunciamento, Petecão disparou: “quero ver quem é que vai ganhar eleição, sozinho”.


Balão de ensaio peemedebista


Autor de vários balões de ensaio, Flaviano Melo, do PMDB fez um discurso previsível. Nos mesmos moldes da pré-candidatura de Rodrigo Pinto, em 2010, o deputado não falou com entusiasmo da pré-candidatura de Fernando Melo.


O pré-candidato Fenando Melo esteve presente ao evento. Melo acredita que a militância do partido irá às ruas. “Estamos convictos que as bandeiras do 15 voltarão às ruas numa disputa democrática. Vamos fazer uma grande eleição”.


Os novos aliados


No encontro da oposição estiveram representadas, todas as siglas partidárias que aderiram ao bloco de oposição. O PRP, que tem dois deputados na base governista de Sebastião Viana (PT), falou grosso e seu presidente informou que apoiará a oposição em todos os municípios.


A missionária Antônia Lúcia (PSC), que foi acusada de flertar com o PT, mandou o vereador Cabide, como representante do PTC, PRTB e PSC. Animado em ser ovacionado no jogo promovido por Petecão, o parlamentar fez um discurso empolgado e elogiou as lideranças de oposição.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido