O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) decidiu que, a partir de agora, o atendimento será feito depois do agendamento das consultas. A decisão foi tomada devido a demanda. Por mês, são atendidos mais de 2 mil pacientes na unidade.
O sistema de agendamento está em teste há dois meses. A ideia é evitar que as pessoas que necessitam desse atendimento se aglomerassem na unidade ainda durante a madrugada.
Agora, quem já é paciente do Hosmac pode marcar a data do retorno (normalmente de 60 dias) logo após a consulta, com seu médico. Os que buscam atendimento pela primeira vez podem procurar a unidade de 9 às 12 horas, de segunda a sexta-feira, com o encaminhamento feito por médicos da rede de atenção básica e documentos de identidade.
Quem mora no interior do Estado, as consultas devem ser agendadas por meio das secretarias municipais de Saúde, via fax, e encaminhadas para o setor de Recursos Humanos do Hosmac.
O atendimento médico começa às 7 horas, mas o paciente deve chegar pelo menos meia hora antes do horário marcado. O serviço de emergências psiquiátricas funciona 24 horas e o sistema de dispensação de remédios não teve alteração.
Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre