Menu

Deputada Perpétua tem confirmação de multas indevidas aos estudantes brasileiros na Bolívia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Em hipótese alguma é permitido multar alunos brasileiros que cursam Medicina na Bolívia e ainda não dispõem de visto de estudante ou residência temporária”, informou o ministro de Educação Superior daquele país, Roberto Aguilar Gómez, em resposta a uma intervenção feita pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), via Embaixada da Bolívia no Brasil. O ministro enviou um expediente á deputada, na tarde desta terça-feira, e tratará do assunto pessoalmente com autoridades migratórias bolivianas em encontro previsto para este mês ainda. Ele aceitou discutir a dilatação do prazo para emissão do documento, proposta pela deputada acreana.

Para a deputada, presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a decisão de alguns servidores da Imigração Boliviana de condicionar a rematrícula dos alunos ao pagamento das multas é irregular e fere os acordos internacionais assinados pelos dois países.  Cerca de 12 mil jovens brasileiros – a maioria acreanos – que estudam em Santa Cruz de La Sierra e Cobija enfrentam o mesmo problema.

Anúncio

“É preciso barrar as cobranças, afinal há uma autorização legal aos brasileiros residentes nas fronteiras para o exercício de trabalho e frequência a estabelecimentos de ensino público e privado. Não sei o que está motivando a ilegalidade, mas é necessário que, rapidamente, o acordo seja. Do lado de cá, nós respeitamos a lei”, disse a deputada.

Perpétua Almeida pediu explicações das autoridades bolivianas após ser procurada por vários estudantes. Os alunos relatam que somente na Universidade Abierta Privada Latino-americana (Upal), em Cochabamba, são obrigados a pagar valores que chegam a R$ 1,4 milhão pelo visto estudantil, e, segundo afirmam, jamais foram alertados sobre esta exigência.

Assem Neto, de Brasília

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.