O uso da floresta como ativo econômico, créditos de baixo carbono, manejo florestal, projetos para o desenvolvimento sustentável e gestão de unidades de conservação, são alguns dos temas das constantes reuniões do senador Jorge Viana com representantes de organizações governamentais e não governamentais ligadas ao meio ambiente no Acre.
Na manhã desta segunda-feira, 09, o senador acreano participou de mais um debate com gestores da área ambiental do Estado, entre os quais o secretário de meio ambiente Edegard de Deus, o presidente do Imac, Fernando Lima, o presidente do Instituto de mudanças climáticas e regulação de serviços ambientais, Eufran Amaral, Raimundo Barros, um dos fundadores, ao lado de Chico Mendes, do Conselho Nacional de Seringueiros, e Júlia Feitoza, assessora do governo do Acre.
Durante a reunião, Jorge Viana fez um breve relato do andamento da votação do Novo Código Florestal na Câmara dos Deputados e ouviu um balanço das ações que vem sendo implantadas pelo governo do Acre na gestão ambiental e o diagnóstico da realidade econômica e social da Reserva Extrativista Chico Mendes.
Eufran Amaral apresentou os resultados dos investimentos feitos pelo governo do Acre e pelo governo federal na reserva Chico Mendes e os baixos índices de desmatamento no local – apenas 6% da área total e os bons índices econômicos na área extrativista – borracha e castanha -, além do início, ainda este semestre, dos projetos de desenvolvimento sustentável comunitário nas áreas de reserva do Estado.
O senador Jorge Viana destacou o trabalho iniciado na sua gestão no governo do Acre no apoio às comunidades extrativistas e a importância desse trabalho nas gestões de Binho Marques e Tião Viana.
“Nós iniciamos um trabalho de apoio às comunidades, com a implantação do zoneamento e de outras ações que avançaram muito na gestão do ex-governador Binho Marques e que trouxeram um profundo avanço na melhoria da qualidade de vida dos habitantes das nossas florestas e que agora vem sendo seqüenciado pelo governado Tião Viana”, disse.
Um dos assuntos em destaque na conversa foi a possível parceria entre o governo do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, para a gestão compartilhada de unidades de conservação no Estado.
Desenvolvimento Sustentável e Embrapa
Também nesta segunda-feira, Jorge Viana esteve reunido com o secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), Mauro Ribeiro e o engenheiro agrônomo da Embrapa, Judson Valentim para discutir temas como agricultura de baixo carbono e a realização, em maio, de um workshop na Embrapa com participação de organizações governamentais e não governamentais para debater a questão florestal no Estado. Segundo Judson Valentim, também estão sendo discutidas, com o apoio do governo do Acre, as bases do plano decenal de pecuária do Estado.
“A economia hoje está alicerçada em bases sustentáveis. Esta é a grande busca do mundo e nós aqui no Acre temos um trabalho importante de economia florestal com alta inclusão social e precisamos continuar avançando na discussão”, disse Jorge Viana.
Charlene Carvalho
Babi Muniz admitiu que errou ao acusar Sacha Bali de ter agredido Fernanda Campos em…
Neymar Jr. abriu o coração e falou da importância da filha, Mavie. A menina, que…
Durante o velório de Flaviano Melo, que acontece neste sábado (23) no Palácio Rio Branco,…
O velório de Flaviano Mello, que ocorre neste sábado (23) no Palácio Rio Branco, contou…
Conhecido principalmente por ter apresentado o Bom Dia & Cia (1993-2022), no qual torcia para…
Em entrevista ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-governador Jorge Viana falou com…