Categorias: Acre

Médicos formados no exterior poderão revalidar diplomas com contrato de serviços prestados por dois anos

Por
Roberto Vaz

Os acrianos formados em medicina, na Bolívia e Cuba podem ter uma nova via para revalidar seus diplomas e entrar no mercado de trabalho. Um termo de cooperação técnica assinado no Estado de Pernambuco, denominado Provalidade revalidará os diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior, através de um exame na Universidade de Pernambuco e prestação de serviços nos municípios do Estado.


O termo de cooperação terá a finalidade de adequar os diplomas às normas e parâmetros curriculares nacionais. O objetivo do Provalidade é garantir o exercício da profissão de médico aos brasileiros que procuram formação nos países vizinhos. A Universidade de Pernambuco (UEP) lançará nos próximos dias, o edital que define os critérios de participação. Os médicos terão a vantagem de revalidar o diploma e fazer residência média ao mesmo tempo.


As regras obedecerão à legislação vigente no país. Para participar do programa, o profissional terá que assinar um termo de compromisso para prestação de serviços médicos pelo período mínimo de dois anos no Programa Saúde da Família ou outra atividade da rede de saúde pública municipal em Pernambuco.


Os inscritos no Provalidade passarão por uma seleção e serão submetidos a provas de aptidão. Os exames serão teóricos e práticos, aplicados na UPE. A intenção das autoridades estaduais é promover atendimento prioritário nos municípios do Estado de Pernambuco. Após o período de prestação de serviços os médicos estarão liberados para exercerem a profissão em outros estados.


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Compartilhe
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025