Menu

Gladson denuncia na Câmara que os índios do Acre estão morrendo abandonados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O descaso das autoridades competentes com os indígenas do Estado do Acre foi tema de discurso do deputado federal Gladson Cameli (PP- AC) na Tribuna da Câmara dos Deputados, no Grande Expediente desta segunda-feira, 2. Gladson disse que vários índios já morreram sem que providências fossem tomadas pelos órgãos do Governo Federal.


Segundo o parlamentar, como resultado do descaso denunciado, ocorreram  sucessivas mortes, além de retaliações de gestores públicos a lideranças indígenas e servidores que se manifestam contrários à política aplicada nos setores responsáveis pelo atendimento aos povos da floresta.

Publicidade

Cameli ressaltou ainda que de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, pelo menos 22 crianças indígenas morreram no Acre, vítimas de um surto de rotavírus  que atingiu várias aldeias em Santa Rosa do Purus.


O avanço de doenças como desnutrição, hepatite B, malária, rotavírus, câncer, leishmaniose e tuberculose  ameaçam dizimar uma população que amarga a carência de medicamentos, hospitais e um tratamento humano adequado para suas condições sociais.


Cameli ainda pediu apoio aos demais parlamentares para comparecerem à Audiência Pública da Comissão da Amazônia no próximo dia 24, no Plenário 15, onde diversas autoridades federais, estaduais e municipais estão sendo convocadas para esclarecerem diversos pontos sobre o abandono dos indígenas acreanos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido