O descaso das autoridades competentes com os indígenas do Estado do Acre foi tema de discurso do deputado federal Gladson Cameli (PP- AC) na Tribuna da Câmara dos Deputados, no Grande Expediente desta segunda-feira, 2. Gladson disse que vários índios já morreram sem que providências fossem tomadas pelos órgãos do Governo Federal.
Segundo o parlamentar, como resultado do descaso denunciado, ocorreram sucessivas mortes, além de retaliações de gestores públicos a lideranças indígenas e servidores que se manifestam contrários à política aplicada nos setores responsáveis pelo atendimento aos povos da floresta.
Cameli ressaltou ainda que de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, pelo menos 22 crianças indígenas morreram no Acre, vítimas de um surto de rotavírus que atingiu várias aldeias em Santa Rosa do Purus.
O avanço de doenças como desnutrição, hepatite B, malária, rotavírus, câncer, leishmaniose e tuberculose ameaçam dizimar uma população que amarga a carência de medicamentos, hospitais e um tratamento humano adequado para suas condições sociais.
Cameli ainda pediu apoio aos demais parlamentares para comparecerem à Audiência Pública da Comissão da Amazônia no próximo dia 24, no Plenário 15, onde diversas autoridades federais, estaduais e municipais estão sendo convocadas para esclarecerem diversos pontos sobre o abandono dos indígenas acreanos.