Menu

CRATERAS NA PISTA – Acisa ameaça fechamento total do aeroporto de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Diferente do que foi informado por setores da imprensa, as obras de recuperação da pista do aeroporto não estão concluídas. O presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão, levantou uma nova polêmica durante reunião com representantes da Gol em Rio Branco: a possibilidade de fechamento total do Aeroporto da capital. Essa seria a única alternativa para que os trabalhos iniciados em 2009 de recuperação da pista sejam concluídos. Cerca de R$ 30 milhões já foram orçados na recuperação da pista que tem 2.152 metros.

Anúncio

Um estudo de segurança operacional realizado em conjunto pelas empresas Gol e TAM continua atestando a inviabilidade de pousos e decolagens com capacidade máxima de passageiros. O Superintendente da Infraero no Acre, Jailson Mendes de Araújo, confirmou obras de recuperação de 450 metros na segunda cabeceira da pista. Com relação ao estudo, Araújo disse que é uma rotina das empresas em todos os aeroportos do Brasil.

– Mas os problemas maiores foram detectados no vão central e no pátio do aeroporto. Isso vai exigir um esforço muito grande de todas as autoridades do Acre para resolver de vez o problema. Não se descarta a possibilidade de fechamento total do aeroporto – comentou Jurilande.

Devido essa situação, a empresa Gol deixa de operar em Rio Branco com Boeing 737-800 com capacidade de 187 passageiros. A única boa notícia na reunião com empresários é o anúncio do etorno dos dois vôos da empresa na rota direta de Brasília.
A ACISA anunciou uma reunião com a Infraero e a Anac para tratar da execução das obras no pátio central. A Superintendência da Infraero descartou a possibilidade de fechamento. Por telefone, Jailson afirmou ao ac24horas que todo o planejamento é para que os serviços sejam concluídos até novembro deste ano e que se evite o deslocamento de passageiros até o aeroporto de Porto Velho.

Obras de tapa-buracos e recuperação da pista vêem sendo feitas desde 2009 pelo 7º BEC. Além da retirada das partes problemáticas, o Batalhão de Engenharia anunciou a melhoria da estrutura do solo e a aplicação de geogrelhas [tecnologia que reforça as estruturas da obra e oferece maior resistência], diz o 7º BEC.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.