Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sibá reúne lideranças rurais do estado e discute tese do setorial agrário do PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aconteceu neste sábado (24), no auditório da Secretaria de Educação, um dos maiores encontros de lideranças rurais já registrados no estado do Acre. Vindos de quase todos os municípios, as lideranças do campo prestigiaram a reunião do Setorial Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, um encontro organizado pelo deputado Sibá Machado para discutir a tese do setorial, que deverá ser apresentada em encontro nacional em Brasília. Fazer um diagnóstico da história da luta pela terra no Acre e oferecer diretrizes para as ações do setor foram as metas estabelecidas pelos organizadores do encontro, prestigiado pelas mais representativas lideranças do setor de todo o estado.


A tese em discussão, elaborada conjuntamente com os integrantes dos movimentos sociais representantes do setor agrário, enaltece a trajetória do Partido dos Trabalhadores, associando-o às lutas de massa no campo e na cidade e traduzindo-se na mais importante ferramenta do partido na implementação de políticas para o setor rural. O PT, que chega a seu trigésimo segundo ano de existência cumprindo a mesma tradição de discutir setorialmente as grandes questões nacionais, teve na Reforma Agrária um dos pilares de sua ação política.

Anúncios


“O que ocorreu hoje aqui no Acre foi uma grande demonstração de que o setor rural acreano está vivo, reconhecendo os avanços e as conquistas do setor, mas também querendo falar de suas expectativas e angústias”, disse Sibá para uma plateia de aproximadamente 250 pessoas.


Defender uma maior participação dos empreendimentos comunitários nas negociações realizadas pelo Governo do Acre, redefinir a forma de concessão de novos créditos e a transformação do ensino profissionalizante no campo, propondo uma nova assistência técnica voltada para filhos de agricultores, foram pontos discutido e acatado pelos rurais durante o encontro, que contou também com a presença dos presidentes dos diretórios municipal e estadual do PT, André Kamai e Leonardo Brito, o prefeito Raimundo Angelim, senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana e o candidato da Frente Popular do Acre à Prefeitura de Rio Branco, Marcos Alexandre.


Aprovada a tese e eleita a nova coordenação, que ficará a cargo do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, bem como escolhidos os 24 delegados que participarão do encontro nacional promovido pela Secretaria Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores, o setorial prepara-se agora para a defesa da tese, que acontecerá entre os dias 28 e 29 de abril, em Brasília.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido