Jairo Carioca,
Com informações do Ministério da Saúde
O aumento de 6% nos medicamentos anunciado pelo governo pode pegar muita gente de surpresa. O reajuste varia entre 3,54% a 6,01%. Será o maior desde 2006. Os valores foram calculados a partir de resolução publicada ontem pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), no Diário Oficial, com normas para o aumento.
Cerca de 20.000 drogas terão seu valor afetado. Como a maioria desses medicamentos é de uso contínuo ou é utilizada em tratamentos prolongados de doenças graves, os preços são definidos pelo governo. O cálculo de reajuste de remédios leva em conta o IPCA acumulado entre março de 2010 e fevereiro de 2011.
O Ministério da Saúde fez publicar em sua página na internet, a lista de 8. 840 medicamentos que não sofrerão o acréscimo inflacionário. Eles estão distribuídos em três categorias que inclui produtos como a ritalina (tratamento do déficit de atenção), stelara (psiríase) e o antirretroviral Kaleta. Esta categoria teve, pela primeira vez desde 2003, reajuste negativo de 0,25%, autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão governamental composto por representantes de vários ministérios, que é responsável pela definição de preço de medicamentos no país.
A categoria de medicamentos que tem maior participação dos genéricos (na qual os genéricos têm faturamento igual ou superior a 20%), chamados de medicamentos do Nível I, sofrerão este ano reajuste de 5,85%. Os medicamentos que têm participação média de genéricos (entre 15% e 20% do faturamento) poderão ter reajuste de até 2,80%. E a categoria de medicamentos que têm menor participação dos genéricos (inferior a 15%) terá reajuste de – 0,25%.
Categoria de medicamentos |
Reajuste |
Nível 1(12.499 medicamentos) Exemplos: omeprazol (gastrite e úlcera); amoxilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias)
|
+ 5,85% |
Nível 2(1.283 medicamentos) Exemplos: lidocaína (anestésico local); risperidona (antipsicótico) |
+2,80% |
Nível 3(8.840 medicamentos) Exemplos: ritalina (tratamento do déficit de atenção), stelara (psiríase) e o antirretroviral Kaleta
|
-0,25% |
Ao cumprir dois mandados de prisão nesta sexta-feira, 29, a Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia,…
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…
Mari Fernandez contou que precisou perder peso por conta de sua rotina agitada de shows.…
Nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou uma reunião virtual para…
O cantor Luan Santana se casou com Jade Magalhães na quinta (28), numa cerimônia intimista…
Beatriz Goulart, 63, esposa de Maurício Kubrusly, 79, revelou que o jornalista cogitou se submeter…