No município de Feijó, que tornou-se referência na produção de açaí no Acre, os produtores estão reclamando da falta de apoio do poder público. Com a expectativa de uma produção recorde este ano, eles estão preocupados com a falta de mercado para o produto.
O produtor rural Rodnei Aluizio Bezerra, morador do seringal Humaitá, no Rio Jurupari, trouxe para a cidade cerca de mil e duzentos cachos de açaí, mas há uma semana ele ainda tentava vender. Na mesma situação, outros extrativistas decidiram jogar toda a produção no rio e acumulam grandes prejuízos. “Isso revolta, pois o açaí tem que ter o acondicionamento adequado para se tem uma produção de qualidade”.
Edmilson da Silva Bastos teve mais sorte porque conseguiu comercializar o estoque, a prazo. “Há bastante dificuldade e falta de apoio e incentivo para a venda do açaí e outros produtos trazidos pelos os produtores rurais para serem comercializados na cidade”, disse ele.
O açaí, que dá nome ao principal evento cultural de Feijó- o Festival do Açaí- já tinha se consolidado como um dos produtos que impulsionam a economia local, gerando emprego e renda. Tudo indica que, este ano, o município de Feijó vai ter uma safra recorde de açaí. O produto já é vendido nas cidades vizinhas, em Rio Branco e em outras regiões do país.
Da redação com informações do Portal acrefeijo.com.br
O cantor Luan Santana se casou com Jade Magalhães na quinta (28), numa cerimônia intimista…
Beatriz Goulart, 63, esposa de Maurício Kubrusly, 79, revelou que o jornalista cogitou se submeter…
O jovem estudante Murilo Silva Figueiredo, do 3° ano do curso de agricultura do Instituto…
A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta…
A equipe da secretaria de educação e gestores do município de Brasileia recebeu na manhã…
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) publicou nesta sexta-feira, 29, o Edital…