Menu

Pesquisar
Close this search box.

APEAC e ANAPE estiveram no Amapá para apoiar Procuradores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre – APEAC e Vice-Presidente Regional da Associação Nacional de Procuradores de Estado – ANAPE, Cristovam Pontes de Moura, esteve na cidade de Macapá – AP realizando encontros institucionais em defesa dos interesses dos Procuradores do Amapá, ao lado do Presidente da ANAPE, Juliano Dossena, do Presidente da associação local, Julhiano Vilar, e vários membros de sua Diretoria, além do Presidente da Associação dos Procuradores do Pará, Antonio Bernardes.


As visitas foram realizadas durante a manhã, no prédio da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE/AP) e, no período da tarde, na Assembleia Legislativa, onde os Procuradores foram recebidos pelo Presidente da Casa, Deputado Moisés Souza. Após esse compromisso, os representantes da carreira seguiram ao Tribunal de Justiça, para encontro com o Vice-Presidente da Corte, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos.

Anúncios


Durante os encontros, o Presidente da ANAPE expôs o quadro da carreira de Procurador do Estado no plano nacional e pleiteou que o Amapá se adeque ao tratamento constitucional devido. Também foi exposta a grave situação institucional com a ocupação do cargo de Corregedor-Geral da PGE/AP por pessoa estranha aos quadros da instituição, escolhida de forma comissionada. Já o Presidente da APEAC foi além, afirmando que esse quadro não é sequer aceito pelo Colégio Nacional de Corregedores-Gerais das PGEs, que era até recentemente presidido por uma Procuradora do Acre, Marize Anna Monteiro Singui.


Tanto o Presidente da Assembleia Legislativa quanto o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça manifestaram apoio aos pleitos das entidades, colocando-se à disposição para auxiliar dentro do que couber a cada instituição.


No fim da tarde, os Procuradores estiveram no Palácio do Governo e, após, realizaram reunião no auditório da Escola do Servidor Público com todos os Procuradores do Estado do Amapá.



“É muito importante mostrar a força da ANAPE e das associações da Região Norte nos Estados em que as prerrogativas dos Procuradores forem desrespeitadas. É uma questão que vai além do mero corporativismo, pois o enfraquecimento das PGEs só interessa a quem não pretende ver o Estado agindo dentro da lei”, afirmou o Presidente da APEAC, Cristovam Moura.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido