A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou convite aos ministros da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para que venham à Câmara apresentar seu planejamento de trabalho deste ano.
A proposta de audiência pública foi feita pelos deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Íris de Araújo (PMDB-GO) e Claudio Cajado (DEM-BA). A data ainda não foi marcada.
Eles explicam que, em reunião realizada no último dia 19, ficou definido que as ações da comissão neste ano serão focadas em quatro blocos: comércio exterior, política externa, defesa nacional e relações fronteiriças.
“Percebe-se, pois, que os blocos temáticos definidos como prioritários para esta comissão neste ano contemplam as competências institucionais dos ministérios da Defesa e o das Relações Exteriores, pelo que entendo conveniente convidar os ministros dessas pastas para expor a este Colegiado as ações de governo e políticas institucionais para este ano”, disse Perpétua Almeida.
“Com essas informações, poderemos trabalhar em sintonia com aqueles ministérios ou mesmo apresentar sugestões que possam qualificar as suas ações político-institucionais, uma vez que o objetivo maior desta comissão é trabalhar de forma coparticipativa e colaborativa com as instituições e entes estatais ligados ao seu campo temático”, acrescentou.
Da agencia Câmara