Menu

Deputados buscam informações sobre denúncias que envolvem concessão de aluguel social aos desabrigados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Depois de denúncias sobre supostos maus tratos e falta de concessão de aluguel social para as últimas famílias que ainda estariam no abrigo montado no Parque de Exposições, um grupo de deputados visitou no final da tarde de terça-feira, 20, o local onde foram improvisados os boxes para os atingidos pela cheia do Rio Acre.

Publicidade

Segundo informações dos parlamentares, uma pessoa teria recebido voz de prisão, ao visitar amigos e familiares no Parque de Exposições. Na versão apresentada pelos gestores do Governo do Acre e prefeitura de Rio Branco, a pessoa que foi presa seria beneficiária do aluguel social e estaria no local insuflando os desabrigados.


Os deputados estaduais Antônia Sales (PMDB), Marileide Serafim (PSD) e Major Rocha (PSDB) procuraram ainda, os membros do Ministério Público Estadual (MPE), o chefe da Defesa Civil Municipal, Gilvan Vasconcelos e a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Estefânia Pontes, para saber como será feita a retirada das últimas famílias do abrigo.


O tucano Major Rocha disse que os desabrigados estariam impedidos de receber visitas, caracterizando um tipo de cárcere. De acordo com a secretária Estefânia Pontes, a medida de limitar a entrada de pessoas que não estariam morando no local foi tomada para garantir a segurança e teria uma lista com o nome dos desabrigados para facilitar a circulação no parque.


Outro problema que preocupou a deputada Antônia Sales (PMDB), seria em relação à concessão do aluguel social. A parlamentar teria colhido depoimentos que pessoas afirmando que os benefícios seriam limitados e desabrigados que residissem em casas cedidas, não teriam direito ao aluguel social ou cadastro para recebimento de casas.


A secretária Estefânia Pontes esclareceu que todos os casos são analisados pela equipe de assistentes sociais, que visita os locais onde os desabrigados residiam para averiguar se existe a possibilidade de retorno. “Ninguém vai ficar sem assistência. Todas as famílias terão assistência do governo e da prefeitura de Rio Branco”, destaca a secretária.


Os gestores que prestam serviços no abrigo do Parque de Exposições afirmaram ainda, que 90 famílias que residiam em área de risco do bairro Seis de agosto, teriam recebidos novas casas. Outras 145 famílias da área alagadiça do bairro Airton Senna também foram contempladas com casas dos programas do Governo Federal.


Sobre os protestos que aconteceram durante o fim de semana no abrigo, os gestores destacaram que em uma das ocasiões, um homem que teria sido contemplado com uma casa e teria trocado por um carro e voltado à área de risco e iniciado o movimento. No segundo caso, o responsável seria um beneficiário do aluguel social.


A deputada Marileide Serafim informou que pedirá todos os números de atendimentos e concessões de benefícios, do Governo do Acre e prefeitura de Rio Branco, para averiguar se os desabrigados estariam cadastrados para receber casas do PAC. “Anunciaram até casas para militares, queremos saber se os desabrigados terão este direito”, enfatiza Serafim.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido