Categories: Acre

Câmara reconhece prioridade em projeto de Perpétua

Por
Roberto Gaz

O Plenário da Câmara Federal definiu como prioridade de votação o projeto de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB) que cria critérios socioeconômicos e ambientais para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE).


A proposta elimina a metodologia adotada hoje, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com o STF, a distribuição atual (85% dos recursos para estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% aos estados do Sul e do Sudeste) é ineficaz.


Perpétua Almeida sugere regras baseadas na inversão dos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Renda Per Capita medidos pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e IBGE, e se baseia ainda no projeto, já aprovado no Senado, de autoria da ex-senadora Marina Silva (sem partido), que institui o FPE Verde.


Os argumentos da deputada encontram respaldo num ato do presidente do Senado, José Sarney, criando um grupo de notáveis para estudar o pacto federativo, rever  as relações do Fisco com os estados e estabelecer regras  mais justas para os repasses constitucionais. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) declarou apoio ao projeto da parlamentar acreana, defendendo o fim das desigualdades de região para região.


As novas regras entrariam em vigor em janeiro de 2013, com o seguinte cálculo: quanto menor a renda por pessoa num determinado estado, maior o coeficiente obtido, e, consequentemente, maior o percentual de participação do FPE. Assim, dois estados com mesma renda per capta e IDH, ainda que com áreas e população bastante diferentes, teriam a mesma participação nos rateios.


“Estamos oferecendo ao Congresso Nacional uma metodologia de cálculo capaz de atender objetivos constitucionais, cobrir mazelas que o país tem sérias dificuldades para sanar e, acima de tudo, criar um instrumento para o equilíbrio socioeconômico da federação”, afirma Perpétua.


O FPE Verde visa uma compensação no valor de 2% do total de transferências aos estados que cederam à União parte de seu território para áreas de preservação federal e demarcação de terras indígenas.


 


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Energisa apresenta novidades no Parque de Exposições Wildy Viana

O estande da Energisa no Parque de Exposições Wildy Viana está trazendo uma série de…

01/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Na Expoacre, mãe vende rosas e brigadeiro com filha de 1 ano no colo

Já era tarde da noite nesse sábado, 31, quando uma equipe do ac24horas se deparou…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre ouve relatos de abandono e garante investimentos na Cidade do Povo

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), visitou a Cidade…

01/09/2024
  • Acre

Detran conscientiza sobre o trânsito com estande interativo na Expoacre

Durante a Expoacre 2024, o jornalista Leônidas Badaró fez uma visita ao estande do Departamento…

01/09/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Montado a cavalo, Gladson levanta o público na abertura do rodeio

Uma das novidades da Expoacre 2024 foi a abertura do Rodeio logo na primeira noite…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Primeira noite de Rodeio tem apresentação de 35 peões do Acre, Amazonas e Rondônia

A primeira noite de rodeio da Expoacre 2024, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana,…

01/09/2024