As eleições municipais deste ano prometem ser uma das mais disputadas dos últimos pleitos na capital acriana. Partidos dissidentes da Frente Popular [coligação que mantém a hegemonia há dois mandatos consecutivos] e bloco de oposição [que entra na disputa como o franco favorito, PSDB] resolveram se unir e montar uma nova frente de partidos para disputar à prefeitura de Rio Branco.
A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 16, e contou com os representantes de sete partidos. De acordo com informações de pessoas que participaram do encontro, os deputados estaduais Jamyl Asfury (DEM) e Denílson Segóvia (PSC), a deputada federal Antônia Lúcia (PSC), os vereadores Sargento Vieira (PPS) e Luis Anute (PPS), além de líderes partidários, formaram a Frente Democrática da Família Acriana.
A nova coligação conta com PHS, PPS, PSC, PTC, PRTB, DEM e PRP. Os líderes do movimento articulam ainda, a ampliação da aliança com mais três partidos. PRB, PSOL e PTdoB, seriam as legendas que estariam em negociação, segundo um dos participantes da reunião. Os postulantes a cabeça da chapa majoritária da coligação seria Jamyl Asfury e Antônia Lúcia. A vaga de vice, será discutida, após a negociação com PRB, PSOL e PTdoB.
A reportagem entrou em contato com os parlamentares que teriam participado do encontro. Jamyl Asfury confirmou a formação da frente de partidos e informou que “se trata de uma proposta inovadora, excluindo os projetos pessoais ou de grupos, para cuidar realmente da comunidade”.
Para a deputada federal Antônia Lúcia, os partidos estão comprometidos com uma nova proposta política, que deve começar a ser implantada, na cidade de Rio Branco. “Estes partidos estão comprometidos em devolver o poder das decisões às comunidades”.
O vereador Luis Anute disse que teria ficado isolado, depois que votou na reversão do Saerb. “A oposição praticamente fechou as portas para mim, quando votei pensando em melhorias para a população. Sem espaço na oposição e, reconhecendo que o projeto da situação também não é o melhor para Rio Branco, resolvi abraçar esta nova proposta, que tem como ponto principal, trabalhar para todas as famílias”.
Se confirmada a adesão dos parlamentares do PRP, a Frente Democrática da Família Acriana contará em sua formação, com 10 parlamentares, unindo esforços para conquistar a prefeitura da capital. Só na Câmara Municipal de Rio Branco, a coligação teria cinco representantes, entre os 14 vereadores. O pré-candidato do PPS, Airton Rocha deverá ser um dos nomes que concorrem à indicação de vice na nova frente de partidos.
O primeiro encontro dos representantes da nova coligação foi realizado na sede do PSC, em Rio Branco. Uma nova rodada de negociações está prevista para acontecer a partir da próxima semana. De acordo com fonte ligada ao DEM, as definições deverão ocorrer até o final da primeira quinzena do mês abril, quando a chapa majoritária estará montada.
Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
Acrelândia recebeu nesta terça-feira, 26, a entrega de cestas básicas como parte de uma ação…
Com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, o município de Porto…
Um homem que não teve o nome divulgado foi preso nesta terça-feira, 26, acusado de…
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (Progressistas), recebeu nesta terça-feira (26) um grupo de artistas…
A Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) oficializou nesta terça-feira, 26,…
A Universidade Amazónica de Pando (UAP), localizada em Puerto Evo Morales, na Bolívia, fronteira com…