Conecte-se agora

Dissidentes de FPA e da oposição formam frente para disputar prefeitura da capital

Publicado

em

As eleições municipais deste ano prometem ser uma das mais disputadas dos últimos pleitos na capital acriana. Partidos dissidentes da Frente Popular [coligação que mantém a hegemonia há dois mandatos consecutivos] e bloco de oposição [que entra na disputa como o franco favorito, PSDB] resolveram se unir e montar uma nova frente de partidos para disputar à prefeitura de Rio Branco.

A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 16, e contou com os representantes de sete partidos. De acordo com informações de pessoas que participaram do encontro, os deputados estaduais Jamyl Asfury (DEM) e Denílson Segóvia (PSC), a deputada federal Antônia Lúcia (PSC), os vereadores Sargento Vieira (PPS) e Luis Anute (PPS), além de líderes partidários, formaram a Frente Democrática da Família Acriana.

A nova coligação conta com PHS, PPS, PSC, PTC, PRTB, DEM e PRP. Os líderes do movimento articulam ainda, a ampliação da aliança com mais três partidos. PRB, PSOL e PTdoB, seriam as legendas que estariam em negociação, segundo um dos participantes da reunião. Os postulantes a cabeça da chapa majoritária da coligação seria Jamyl Asfury e Antônia Lúcia. A vaga de vice, será discutida, após a negociação com PRB, PSOL e PTdoB.

A reportagem entrou em contato com os parlamentares que teriam participado do encontro. Jamyl Asfury confirmou a formação da frente de partidos e informou que “se trata de uma proposta inovadora, excluindo os projetos pessoais ou de grupos, para cuidar realmente da comunidade”.

Para a deputada federal Antônia Lúcia, os partidos estão comprometidos com uma nova proposta política, que deve começar a ser implantada, na cidade de Rio Branco. “Estes partidos estão comprometidos em devolver o poder das decisões às comunidades”.

O vereador Luis Anute disse que teria ficado isolado, depois que votou na reversão do Saerb. “A oposição praticamente fechou as portas para mim, quando votei pensando em melhorias para a população. Sem espaço na oposição e, reconhecendo que o projeto da situação também não é o melhor para Rio Branco, resolvi abraçar esta nova proposta, que tem como ponto principal, trabalhar para todas as famílias”.

Se confirmada a adesão dos parlamentares do PRP, a Frente Democrática da Família Acriana contará em sua formação, com 10 parlamentares, unindo esforços para conquistar a prefeitura da capital. Só na Câmara Municipal de Rio Branco, a coligação teria cinco representantes, entre os 14 vereadores. O pré-candidato do PPS, Airton Rocha deverá ser um dos nomes que concorrem à indicação de vice na nova frente de partidos.

O primeiro encontro dos representantes da nova coligação foi realizado na sede do PSC, em Rio Branco. Uma nova rodada de negociações está prevista para acontecer a partir da próxima semana. De acordo com fonte ligada ao DEM, as definições deverão ocorrer até o final da primeira quinzena do mês abril, quando a chapa majoritária estará montada.

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

Cotidiano

Ex-mulher é presa como suspeita de mandar matar agricultor em Xapuri

Publicado

em

A Polícia Civil em Xapuri prendeu na manhã desta quinta-feira (1°) R.B.M., de 52 anos, ex-companheira de Francisco Campos Barbosa, de 57 anos de idade, o “Chico Abreu”, agricultor encontrado morto na zona rural de Xapuri com um tiro nas costas e marcas de espancamento e esganadura.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Acre, a mulher é acusada de ter tramado a morte do ex-companheiro em conluio com Benigno de Queiróz Sales, de 36 anos, que trabalhava como diarista para a vítima.

As prisões foram solicitadas pelo Delegado de Xapuri no inquérito que investiga a prática do crime de homicídio qualificado mediante pagamento ou promessa de recompensa.

O assassinato do colono ocorreu no dia 25 de novembro de 2022, mas o corpo só foi encontrado no dia 27 de novembro.

Segundo as investigações, a ex-mulher planejou a morte e mandou Benigno matar a vítima, que teria vultuosa quantidade de dinheiro em casa e após sua morte o valor seria dividido igualmente entre a mandante e o executor.

No dia 28, segunda-feira, Benigno foi preso por uma guarnição da Polícia Militar em Epitaciolândia quando chegava do local onde cometeu o crime.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil daquele município e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, Unidade Policial que responsável pela investigação do caso, onde foi ouvido.

Após a prisão, a dupla foi transferida para o Complexo Penitenciário Francisco Oliveira em Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

Rutênio passa mal durante articulação das eleições da Mesa Diretora e precisa ser encaminhado ao PS

Publicado

em

O vereador Rutênio Sá (Progressistas), acabou passando mal durante as articulações das eleições da Mesa Diretora de Rio Branco nesta sexta-feira, 1, que tem os vereadores Samir Bestene (Progressistas) e Raimundo Neném (PSB), candidatos à presidência da Casa Legislativa.

De acordo com divulgado pelo presidente da Câmara, vereador N. Lima (Progressistas), o parlamentar precisou se retirar da sessão para ser atendido no Pronto-Socorro da capital.

Com a ausência do parlamentar, os demais vereadores buscam a antecipação da eleição antes da chegada de Rutênio.

Continuar lendo

Cotidiano

Raimundo Castro desiste e Samir Bestene é o novo candidato à presidência da Câmara

Publicado

em

O clima segue tenso nos bastidores da Câmara Municipal de Rio Branco nesta sexta-feira, 1, para a eleição para a nova mesa diretora do Parlamento Legislativo para o biênio 2023/2024.

As chapa de situação que deve concorrer ao pleito sofreu uma mudança de última hora, o então candidato à presidência, vereador Raimundo Castro (PSDB), decidiu recuar para o vereador Samir Bestene (Progressistas) assumir o posto de candidato a presidente da casa, com Castro de vice e Célio Gadelha sendo o primeiro-secretário. A articulação ocorreu na quarta-feira, 30, após pedido da direção do Progressistas.

A outra chapa que disputa o pleito tem o vereador Raimundo Neném (PSB) candidato à presidência e Hildegard Pascoal (UB) candidato a vice e Fábio Araújo (PDT) de primeiro-secretário.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia aperta cerco e prende envolvido em onda de assaltos na região de fronteira

Publicado

em

A força-tarefa do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre em ação na região dos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro, a cerca de 100 quilômetros de Rio Branco, nas divisas de Rondônia e da Bolívia, já atinge resultados positivos.

A ação visa conter uma onda de assaltos que vêm ocorrendo na zona rural daqueles municípios, o roubo de veículos com sequestros relâmpagos de moradores. O clima de terror é tanto na área que famílias já abandonaram propriedades na região.

O cerco ao crime organizado vem sendo cuidadosamente realizado por uma força-tarefa das polícias Civil e Militar do Acre, com um patrulhamento diuturnamente nas estradas estaduais e nos ramais da região desde o dia 7 de novembro.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Segurança (Sejusp), mais de 210 abordagens a veículos foram realizadas pela Polícia Militar ao longo de toda a madrugada, o dia e a noite da última terça-feira, 29.

“Posso dizer que nos últimos cinco dias o resultado foi excelente. Não tivemos mais nenhuma ocorrência neste período e vamos continuar assim, porque o patrulhamento não para e não tem prazo determinado para terminar”, afirmou o coronel Emílio Virgílio, diretor Operacional da PM/AC, em matéria da Agência de Notícias do Acre.

“Nossos esforços são para manter a integridade da população com a presença das forças policiais na região durante 24 horas, todos os dias. Com essas ações, asseguramos a presença do Estado, devolvendo a tranquilidade para as pessoas”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.

Nesta quarta-feira, uma equipe da Sejusp, chefiada pela secretária-adjunta de Justiça e Segurança Pública, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, participou de uma reunião com comandantes e chefes das instituições de Segurança e representantes das comunidades de ambos os municípios. A pauta serviu para apresentar de que forma as ações estão sendo realizadas na região.

“Estaremos juntos aos moradores destes municípios, oferecendo nossa mão amiga e combatendo com veemência qualquer tipo de ilícito na região”, destacou a delegada.

Horas depois, uma ação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e Choque conseguiram efetuar a prisão de um suspeito de integrar a organização criminosa especializada em roubo de caminhonetes que vem atuando na região.

De acordo com o delegado Diones Lucas, de Acrelândia, o homem, que não teve a identidade divulgada por força da Lei de Abuso de Autoridade, está envolvido em pelo menos cinco dos roubos ocorridos recentemente.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.